FUNDACENTRO - Paraná, SINTESPAR e UGT homenageiam Técnicos de Segurança do Trabalho

01/12/2014

Dia 27 de Novembro é uma data de reflexão e homenagens na luta por um ambiente de trabalho saudável e livre de acidentes e adoecimentos. É o Dia Nacional do Técnico de Segurança no Trabalho.

Em mais uma atividade organizada pelo SINTESPAR - Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná; Secretaria Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da União Geral dos Trabalhadores - UGT; FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Unidade Paraná esta data foi comemorada para prestar homenagem a estes profissionais de atuação na prevenção dos adoecimentos, acidentes e mortes no trabalho.

Uma categoria diferenciada de profissionais que buscam a conscientização de empregadores, trabalhadores e sociedade recebe nesta data o reconhecimento pela importância de seu empenho e atuação no mundo do trabalho.

E em memória as vitimas deste trabalho para enriquecimento do nosso país tão desigual na partilha desta riqueza muitos se colocam na vanguarda de ações prevencionistas, dando sua contribuição, sua vida para a diminuição das mazelas que o capital gera na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras de nosso país, no descaso patronal em ações de prevenção a saúde dos trabalhadores.

Adir de Souza, Chefe do Centro Estadual da FUNDACENTRO/PR, secretário nacional adjunto da secretaria da UGT e presidente do SINTESPAR esclarece "que no Brasil temos hoje aproximadamente 300 mil  técnicos de segurança formados; 100 mil profissionais em atuação e nossa profissão é uma das poucas que o conhecimento adquirido - prevenção - não se aplica somente em nossa área de atuação. É um conhecimento prevencionista que se leva para a nossa vida toda, em todos os momentos, passando a nossos trabalhadores, familiares, vizinhos, amigos e sociedade em geral conceitos e ações de educação em segurança patrimonial e pessoal que preservam a vida de toda uma sociedade; quer seja no simples fato de atravessarmos uma rua; trocar uma lâmpada em nossas casas, até grandes projetos de construção e trabalho que toda a modernidade e o progresso nos exige, com conceitos de sustentabilidade; ambiental e ecológico. Somos realmente uma categoria diferenciada, e, portanto nossa maior missão e compromisso é 'cuidar de pessoas' e isso é nossa meta, isto que norteia a vida dos técnicos e técnicas de segurança. Parabéns a todos nós".

"Um dia de alegria, que temos que comemorar. Ser técnico e técnica de segurança é algo grandioso, muito digno. Pois temos nestes profissionais a confiança de muitas vidas, de nossas vidas e a preservação da saúde, a busca por melhores condições no trabalho para que nas nossas atividades não nos adoeçam, não nos mutilem, não nos matem. Parabéns. A vossa luta é uma luta que deveria ser de todos, e principalmente no mundo sindical, onde a defesa de nossos trabalhadores é diária, continua, é árdua. O trabalho tem sua função social e seu maior compromisso deveria ser devolver aos seus lares e familiares nossos trabalhadores e trabalhadoras livres das doenças, das mutilações e mortes que infelizmente acontecem todos os momentos em uma  jornada de trabalho, pois saímos de nossas casas para produzirmos riquezas, avanços, progressos e portanto temos que exigir respeito, saúde e motivação para continuarmos lutando por nossa sobrevivência, num mundo que muitas patrões ainda tem a visão de que investir em segurança no trabalho e de seus empregados é 'despesas desnecessária'. Parabéns s todos e todas que se engajaram nesta luta, se profissionalizaram ou ainda pensam em abraçar esta atividade. Venham para nosso mundo de conquistas, pois ainda veremos um dia o fim de  tanta desigualdade no mundo do trabalho e tantos acidentes. No mundo são 2 milhões de mortes a cada ano no trabalho; 270 milhões de feridos e 160 milhões de adoecimentos. São 03 vidas perdidas a cada minuto no mundo. Resultado do trabalho imposto sem proteção e sem conscientização. Façamos a nossa parte com dignidade e liberdade. Assim teremos um mundo melhor. Parabéns!!" Cleonice Caetano Souza, secretária nacional de saúde e segurança no trabalho da UGT.