UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

A UGT permanece na gestão 2014/2016 no CNPIR


08/12/2014

A Secretária Nacional da Diversidade Humana, Ana Cristina dos Santos Duarte, tomou posse nesta ultima terça feira (3), do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República - SEPPIR/PR, para a gestão 2014/2016, a qual ocupará a vaga de suplente na categoria trabalhadores.

 

Necessário se faz ressaltar que, a UGT na gestão 2012/2014, também na pessoa da dirigente Ana Cristina, era titular no referido conselho, face à época, existir duas vagas para a representação de trabalhadores (as), más nesta gestão  foi suprimida uma vaga em favor do segmento LGBT.

 

Para Ana Cristina, "o espaço que a UGT ocupou no CNPIR e terá nova oportunidade nesta gestão, é de extrema importância para avançarmos nas políticas de combate à discriminação racial na sociedade e no trabalho e espera que os trabalhos realizados possam avançar ainda mais de forma transversalida, especialmente, com o Ministério do Trabalho e Emprego e, que o CNPIR, deixe de ser meramente consultivo e passe a deliberar todas as questões em prol da nossa comunidade, para almejarmos justiça e desenvolvimento com equidade racial". E mais, foi enfática ao dizer que "mesmo com uma vaga, a UGT estará presente em todas as reuniões do Conselho, lutando ao lado da central titular".   

 

Além da posse, a dirigente ugetista participou da 48ª  Reunião Ordinária do CNPIR, onde a ministra Luiza Bairros destacou que: está acontecendo um processo crescente de valorização do CNPIR, que é um espaço onde se articulam diversas estratégias de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial” e sobre os desafios discorreu que "muitas tarefas importantes aguardam os novos conselheiros para os próximos anos e esse momento é fértil para o debate político com os governadores eleitos nos estados, de modo que estes assumam compromissos mais explícitos, como a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Precisamos ter um maior engajamento político para que possamos inserir questões que dialoguem com a democracia”.

 

A eleição das entidades da sociedade civil candidatas a integrar o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial no biênio 2014 - 2016 foi realizada por sistema de votação eletrônica, com todas as entidades habilitadas aptas a votar e serem votadas. A seleção foi realizada nos dias 13 e 14 de novembro e as vagas foram preenchidas a partir das especificações do Edital para as categorias “Organizações gerais do Movimento Negro”; “Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Juventude, LGBT, Mulheres, Quilombolas ou Trabalhadores (as)”; “Comunicação, educação, pesquisa, meio ambiente ou saúde”; “Povos indígenas”; “Comunidades ciganas”; “Comunidade judaica”; e “Comunidade árabe”.

 

Presidido pela titular da SEPPIR, o CNPIR é um órgão colegiado de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da SEPPIR. O Conselho tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da Igualdade Racial com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira.

 

Além de combater o racismo, o Conselho ainda tem por missão propor alternativas para superar as desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas. O CNPIR é composto por 44 membros entre integrantes de entidades da sociedade civil e representantes do Poder Público.

 

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.