Prevenção é destaque no 2º Encontro de Cipeiros promovido na UGT

11/12/2014

No mês em que a CIPA (Comissão Interna  de Prevenção de Acidentes) completou 70 anos, a Secretaria de Saúde e Segurança da UGT, promoveu na quarta-feira, dia 10, o 2º Encontro de Cipeiros. Realizado na sede nacional da entidade, o evento contou com uma série de palestras ministradas por profissionais da área da previdência social e técnicos de Segurança no Trabalho.

Para o presidente Ricardo Patah, desde o seu nascimento, há 8 anos, a questão da saúde , da vida e da cidadania do trabalhador tem sido o foco mais importante da  nossa central, que vem realizando diversas atividades nessa direção.

“Nós fizemos um trabalho em relação a segurança com o sindicato dos condutores há 20 dias atrás paramos São Paulo por conta dos constantes ataques aos ônibus. Segundo o sindicato da categoria, em apenas um mês foram queimados  129 ônibus. Num destes incêndios, um motorista foi queimado dentro do ônibus e o outro foi ajudar o companheiro e teve 60% do seu corpo queimado. Para dar um basta a essas situações é estamos lutando para que nos possamos definitivamente extirpar do nosso dia-a-dia a insegurança,  a injustiça e o descaso com relação ao trabalhador.   A cidadania e saúde e segurança serão os focos mais importantes a serem á discutidos aqui”, finalizou Ricardo Patah.

A Secretária de Saúde e Segurança da UGT, Cleonice Caetano Souza,  lembrou das recentes campanhas promovidas pela central: Outubro Rosa e Novembro Azul, ambas relativas à prevenção do câncer. Dados do Ministério da Saúde apontam o crescimento do índice de mortalidade tanto entre homens e mulheres, vitimados por essa doença. Por isso ela destacou a importância da prevenção e enfatizou: Quem procura acha e quem acha cuida”.

O secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT, Chiquinho Pereira, destacou a importância da manutenção da NR 12 (Norma Regulatória) que estabelece normas que garantem a segurança do trabalhador. “Temos que manter a NR12. Pois somente quem sofre um acidente de trabalho pode avaliar a dor da falta de consciência de se trabalhar na prevenção. Nada vale mais do que a vida”, finalizou Chiquinho.

Palestras

Jakson Pequeno, Rizanda Rodrigues, Fábio Cardoso e Claudia Paciência palestraram sobre previdência, álcool e droga no ambiente de trabalho, o cumprimento da NR10 no setor da eletricidade e prevenção de doenças como o câncer, sob a ótica do Outubro Rosa e Novembro Azul.

“Esse encontro visa trazer informações e relacionar os assuntos acidente de trabalho e previdência. A prevenção é o foco para que possamos, daqui a alguns anos, mostrar índices menores de acidentes de trabalho”, disse Cleonice Caetano Souza.

Mais fotos CLIQUE AQUI.