3º Congresso Estadual da UGT/SC reuniu centenas de dirigentes sindicais

09/04/2015

Neste momento complicado que vive o país e o movimento sindical, momento em que direitos trabalhistas já conquistados estão sob forte ameaça, a União Geral dos Trabalhadores de Santa Catarina reuniu centenas de dirigentes sindicais filiados no seu 3º Congresso Estadual realizado nos dias 30 e 31/03/2015 em Florianópolis.

O Evento contou com as presenças dos companheiros Ricardo Patah - Presidente da UGT Nacional, Chiquinho – Secretário Nacional de Organização e Políticas Sindicais da UGT, com presidentes de UGTs Estaduais, Deputados Estaduais, autoridades ligadas ao Ministério do Trabalho e dirigentes de outras Federações e Centrais Sindicais de Santa Catarina.

Ricardo Patah destacou em sua fala a preocupação com as Medidas Provisórias encaminhadas pelo governo, e sobre os constantes ataques do Ministério Público do Trabalho, principalmente com relação ao custeio do movimento sindical. Na oportunidade, reforçou a firme posição da UGT no trato destas questões. Afirmou que a postura adotada pela Central é de não aceitar qualquer tipo de retirada de direitos dos trabalhadores.

Waldemar Shulz Júnior -Mazinho – presidente da UGT/SC fez uma breve retrospectiva da Central em Santa Catarina e destacou que o momento é oportuno para a consolidação da UGT no estado.

“Podemos e devemos, nos próximos quatro anos, fortalecer ainda mais a unidade e a luta e consolidarmos definitivamente a importância e grandeza de nossa Central. Faremos isso investindo pesado na formação e em políticas que fortaleçam a base, que contribuam de forma eficiente e eficaz com as nossas entidades filiadas ” disse Mazinho, que também agradeceu aos participantes presentes.

No segundo dia de Congresso, Dr. Hudson Marcelo da Silva, Advogado e Assessor Sindical, falou sobre: “Movimento Sindical no Brasil - O Dilema da relação com o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho. Direito e Sindicalismo.”

Contribuição Sindical, associação dos trabalhadores aos seus sindicatos, diferenças entre “contribuição” e “associação", teses defendidas pelo Movimento Sindical e pelas Centrais, especialmente, a posição da UGT foram assuntos tratados pelo palestrante. Destacou a importância das entidades sindicais mostrarem seu trabalho e suas lutas junto ao Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho. Após a exposição houve debate com a plenária.

O Companheiro Chiquinho falou em seguida no espaço reservado a UGT Nacional e foi questionado sobre o posicionamento da Central frente às principais questões que hoje são preocupação para todos os dirigentes, dentre elas as MPs 664 e 665 e o PL 4330, deixando claro que a UGT não admite retirar direitos dos trabalhadores.

O 3º Congresso Estadual da UGT SC culminou com a eleição da Executiva Estadual que irá conduzir a Central em Santa Catarina pelos próximos quatro (4) anos.

Por unanimidade, Waldemar Schulz Junior ( Mazinho) continuará presidindo a UGT SC junto com os companheiros da Diretoria Gestora, Conselho de Vice-Presidentes, Secretários Setorias, Diretores Executivos e Conselho Fiscal.

O 3º Congresso Estadual da UGT/SC cumpriu seu papel e foi uma aula de respeito à pluralidade, marca registrada da UGT em todo país.

Paulo Cesar Amante

Assessor de Comunicação UGT/SC