CONTEC coordena mesa de negociação da Caixa Econômica Federal

10/04/2015

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (CONTEC), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), por meio de sua diretora de Finanças Rumiko Tanaka, coordenou, na manhã desta quinta-feira (09), em Brasília, Distrito Federal, a reunião da mesa permanente de negociação da Caixa Econômica Federal.

Com o objetivo de abordar assuntos de interesse dos empregados da Caixa, o encontro, que acontece a cada dois meses, teve como tema central a segurança bancária. Tendo em vista o elevado número de assaltos a Bancos, sequestros e explosões de caixas eletrônicos, fizeram com que fosse uma questão de urgência a discussão do tema segurança bancária com a representação dos Empregados.

Entre as questões apontadas como fatores causadores da insegurança para a classe trabalhadora dos bancos estão o forte armamento utilizado pelas quadrilhas, que estão cada vez mais sofisticados e potentes e os assuntos ligados ao uso das bananas de dinamite furtadas para explodir caixas eletrônicos, como a falta legislação específica sobre armazenamento de grandes quantidades de explosivos ou seu transporte, o que facilita a ação de grupos criminosos.

Outro tema debatido tem a ver com a falta de policiamento ostensivo, o que contribui para aumentar a insegurança dos trabalhadores e dos usuários e agências bancárias. “Este é um assunto complexo que necessita de um conjunto de ações para seu enfrentamento. Como consequência destes assaltos, sequestros e roubos que acontecem nas instituições bancárias, os trabalhadores e trabalhadoras estão apresentando aumento significativo nos casos de transtornos mentais como: depressão, angústia e síndrome do pânico,” explica Rumiko.

A dirigente ressaltou também que já foi o tempo em que nas reuniões das mesas permanente de negociação, os participantes debatiam a tenossinovite, Ler Dort e Doenças da Coluna como enfermidades que mais acometiam os empregados do sistema financeiro.

Por Fábio Ramalho – imprensa UGT