UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Site divulga CPF e eleva o risco de fraudes


06/05/2015

Um site que divulga o CPF de brasileiros tem causado preocupação para aqueles que temem fraudes. Na página NomesBrasil basta colocar o nome para achar o documento correspondente.

 

A Folha tentou entrar em contato com o administrador do site, mas não obteve resposta até a conclusão desta edição. Na internet, petição para retirar o site do ar tem mais de 112 mil assinaturas.

 

A preocupação é que algum fraudador consiga contratar serviços em nome da vítima, segundo a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

 

"Com o nome e o CPF, o criminoso pode fazer uma identidade falsa e parcelar compras em lojas que têm análise menos rigorosas", afirma Dirceu Gardel, diretor jurídico da Boa Vista.

 

Segundo a Serasa Experian, 145,5 mil fraudes com roubo de identidade foram registradas em fevereiro.

 

DENÚNCIAS

Quem tiver dados pessoais expostos deve pedir às autoridades responsáveis a retirada do site do ar, sugere o advogado Alexandre Gontijo, do escritório Siqueira Castro.

 

Em São Paulo, o Ministério Público Federal diz já ter recebido duas denúncias. Há ações contra o site em pelo menos outros seis Estados.

 

Fonte: Folha de S. Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.