DIEESE visualiza bom cenário para negociações salariais, em 2015

07/05/2015

BELO HORIZONTE/MG – Em nome do presidente da UGT-Minas, Paulo Roberto da Silva, o sindicalista Edilson de Souza, o conhecido “Joca”, transmitiu ao supervisor técnico do DIEESE/MG os parabéns pelas seis décadas do instituto, que é o principal órgão de assessoramento do movimento sindical brasileiro. Joca representou a Central a X Jornada Nacional de Debates - “Os Desafios das Negociações Salariais Coletivas diante do Cenário Atual” -, promovida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE), no Auditório José Raimundo Santana, da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais (Femetalminas), no Centro da Capital mineira, em 29/04, evento que reuniu sindicalistas de diferentes ramos de atividade.

Antes da exposição feita pelo supervisor do DIEESE mineiro, Fernando Duarte, foi apresentado vídeo em que o sociólogo e professor universitário Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do DIEESE, comentou a semelhança entre as dificuldades que os trabalhadores encontrarão em 2015 com as enfrentadas no ano anterior, nas quais 716 das negociações analisada pelo instituto, 91,5% (655) alcançaram índices de reajustes que incorporaram ganhos reais aos salários. Mesmo ressalvando cenário de queda da atividade econômica e maior taxa de desemprego, Lúcio visualizou boas possibilidades no campo das negociações coletivas, que desafiam o movimento sindical a manter a condição das categorias profissionais.

Fernando Duarte comentou itens do polígrafo “Balanço das Negociações dos Reajustes Salariais de 2014”, que comprovaram a conquista de aumentos reais na maioria das negociações. Ao detalhou aspectos dos dados analisados, o técnico reportou reajustes salariais por setor econômico, data-base, regiões geográficas, tipo e modalidades de negociações.

Duarte demonstrou que, apesar do balanço positivo, os resultados das negociações de 2014 ainda ficaram aquém do constatado em 2012. Entre os três setores econômicos analisados, o comércio apresentou melhores resultados em 2014, seja nos percentuais de negociação com aumento real (98,2%), como na média de aumento real, de 1,47%.

60 ANOS - O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE) foi criado pelo movimento sindical, em 1955, para suprir a necessidade de uma instituição confiável de dados econômicos.

Em maio de 2010, foi concretizado um dos mais ambiciosos projetos do instituto: a Fundação Escola Dieese de Ciências de ensino superior, com disciplinas de especialização para dirigentes sindicais. Segundo o diretor técnico Clemente Ganz Lucio, o objetivo é que, “no futuro, jornalistas, economistas, advogados e juristas se especializem na questão do trabalho”.

Renato Ilha, jornalista (MTE 10.300)

Categorizado em: Geral,