ARTIGOS

Edison Laércio de Oliveira
presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, diretor nacional de Saúde da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e vice-presidente da Uni Américas/Uni Global Union.

Este é um ano para torcer e comemorar. Pelo menos é o que todos querem

01/03/2014

Este é um ano peculiar. Tem samba em março, goleada em junho e urna em outubro. A cada evento, o brasileiro vai  vibrar de emoção. Não há neste rincão tupiniquim quem não tenha uma escola de samba do coração. Mesmo que ela mude a cada nova estação, a torcida é grande e a expectativa deixa a respiração mais rápida. Se ela sai vencedora, sai de perto que o samba vai rolar solto.

Mas é o futebol que garante a maior unanimidade nacional, mais ainda agora que a Copa será aqui, no Brasil. Teremos um mês - junho - de grande efervescência. A realização da segunda Copa do Mundo no País terá partidas disputadas em 12 cidades: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Entretanto, diversos outros municípios estão envolvidos no torneio mundial, seja cedendo espaço para treinos e preparo de outras seleções ou prestando serviços necessários à realização do evento.

A torcida é para que a Copa movimente a economia com a garantia de mais emprego, aumento na produtividade e, claro, na arrecadação. No geral, a expectativa é que o saldo final seja digno de comemoração. Na área econômica, que se comprove que valeu todo o investimento público feito. Do torneio, queremos, claro, a vitória do Brasil, que poderá, em 2014, ser hexacampeão, mantendo a imagem de país que mais títulos acumulou desde que a Copa do Mundo teve início, em 1928, na França.

Para acompanhar todos os resultados, jogo após jogo, preparamos um brinde especial para o leitor da Em Cena. Uma tabela com data, horário e local de cada rodada, impressa em papel especial que pode ser guardada para ser conferida a qualquer momento. E vamos torcer para que cada olhada seja de alegria, de triunfo.

Outro jogo vai ser disputado em outubro e será, sem sombra de dúvidas, o mais importante de todo o ano. Nele, cada brasileiro será um atacante que precisa fazer os seus gols e garantir a vitória dos melhores.

São as eleições majoritárias, nas quais vamos escolher o próximo presidente da República, novos senadores, deputados federais e estaduais e também os governadores de cada Estado.

Queremos o Brasil governado pelo melhor. Queremos São Paulo governado pelo melhor. E para que isto se torne realidade, precisamos estar atentos e estudar. Sim. Estudar o currículo e a vida de cada candidato. Não dá para escolher somente com base no que cada um fala, pois ninguém vai divulgar fatos que não sejam positivos para si. Portanto, assim como a seleção precisa se preparar para a Copa, o eleitor tem que se preparar para o voto, para exercitar o seu papel de cidadão. E, desta maneira, fazer a sua melhor escolha.

Os profissionais da saúde têm ainda mais um motivo para comemorar. Sua entidade de classe, o Sinsaúde Campinas e Região, acaba de completar 75 anos de vida. Uma existência totalmente voltada para a representação e o trabalho pela valorização da categoria, que consideramos a mais importante do mundo, pois é ela que cuida de todas as outras. São os profissionais da saúde, trabalhadores dedicados, que dia e noite zelam pela saúde da população.

Conheça um pouco da sua história. Nós o convidamos a ler o caderno especial que conta as dificuldades, os tropeços e as vitórias desta entidade que quer ser sempre melhor, porque tem orgulho de representar os profissionais da saúde.

Assim, queremos fazer um brinde à saúde. Um brinde a cada brasileiro por sua fé e esperança em dias melhores.