Trabalho Decente: capacitar para multiplicar

07/07/2015

Seminário do Sindicato promove maior entendimento sobre promoção dos direitos laborais e transformação social

Com o objetivo de promover a conscientização sobre Trabalho Decente e proporcionar a troca de informações sobre as ações do Sindicato dos Comerciários de São Paulo para a categoria, funcionários da entidade (especialmente os jovens aprendizes), trabalhadores do comércio e dirigentes sindicais participaram do “II Seminário sobre Trabalho Decente”, promovido pela Secretaria de Trabalho Decente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, na sexta-feira (03/07).

Rosilania Correia Lima, diretora da Secretaria, afirmou que a promoção do Trabalho Decente passa, necessariamente, pelo compartilhamento do conhecimento, citando Paulo Freire, que dizia sempre “educar para formar”. Só assim, segundo ela, a sociedade brasileira poderá promover as mudanças necessárias para que tenhamos melhor qualidade de vida, a partir da prática de ações, como, por exemplo, a proteção social e laboral e a igualdade de oportunidade e de tratamento para todos os cidadãos.

Ana Yara Paulino, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (DIEESE), fez uma apresentação sobre “desigualdades de gênero, raça e geração”, comprovando, a partir dos estudos do Dieese, que a promoção do Trabalho Decente é condição fundamental para a superação da pobreza e a redução das desigualdades sociais.

Na sequência, Letícia Mourad, da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), falou sobre “trabalho, renda, proteção social e relações do trabalho”. Letícia apresentou um compilado de notícias veiculadas na mídia sobre trabalho escravo e infantil, discriminação, assédio moral e sexual e outras práticas antissindicais que o trabalhador brasileiro sofre nos dias atuais.

Anderson Lopes Miranda, assessor político do Sindicato dos Comerciários, falou sobre “políticas públicas e intersetorialidade” e a importância do envolvimento da sociedade nestas questões para melhorar a qualidade de vida da população e promover as transformações sociais, tão em voga no momento. Anderson fez um relato da sua trajetória pessoal e contou experiências de organização de coletivos e as conquistas oriundas destas ações coordenadas.

Maria Cristina Sodatti, gestora de Recursos Humanos do Sindicato, falou sobre “precarização e relações do trabalho”. Cristina apresentou o conceito de Trabalho Decente definido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e apresentou as características de trabalho precário (insegurança no emprego, perda das regalias sociais, salários baixos e descontinuidade nos tempos de trabalho), contando as ações do Sindicato na defesa do trabalhador comerciário e defendendo que só com a organização de grupos, como é o caso dos sindicatos, se pode promover as mudanças que nosso povo tanto precisa.

Categorizado em: UGT - São Paulo,