UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Fazendas alojavam trabalhadores junto com porcos no Piauí


29/07/2015

Ao menos 20 trabalhadores, entre eles 4 adolescentes, foram encontrados em alojamentos junto a porcos no município de Luís Correia, no litoral do Piauí.

 

Eles atuavam na extração da palha da carnaúba, cuja cera é usada como matéria-prima pelas indústrias cosmética e de eletroeletrônicos.

 

Entre 12 propriedades rurais inspecionadas, 11 tiveram irregularidades apontadas. Trabalhadores eram mantidos em situação análoga à escravidão, segundo a Procuradoria do Trabalho.

 

Foram encontrados trabalhadores sem alojamento adequado, sem carteira assinada, sem equipamentos de proteção individual e sem condições mínimas de higiene, saúde e segurança.

 

Foram abertos inquéritos em todos os casos. A intenção dos órgãos de fiscalização é responsabilizar toda a cadeia produtiva, desde quem arrenda as terras até a indústria que usa a cera.

 

Em Luís Correia, os porcos dividiam o alojamento com os trabalhadores, sob as redes. De acordo com os fiscais, o sítio não tinha banheiro para os trabalhadores, a maioria vinda do Ceará.

 

Embalagens de agrotóxicos eram reutilizadas para armazenar água, os alimentos não eram refrigerados e as refeições eram feitas perto de fezes de animais.

 

Segundo o Ministério Público do Trabalho, a extração da palha da carnaúba emprega cerca de 12 mil trabalhadores no Piauí.

 

Os trabalhadores recebem diárias de R$ 30 e R$ 60 e correm risco de acidentes e amputação de partes do corpo como braços e pernas.

 

Fonte: Folha de S.Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.