UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Toyota contrata 500 pessoas para ampliar produção


31/07/2015

Na contramão do que ocorre nas grandesmontadoras, que estão dispensando trabalhadores, a Toyota anunciou ontemacontratação de 500 funcionários para as fábricas de São Paulo, o equivalente a quase 10% de toda suamão de obra, de 5,2 mil funcionários. Desse grupo, 320 vão para a fábricadeSorocaba,ondeéproduzido o compacto Etios, e os demaisparaaunidade demotores em Porto Feliz, que será inaugurada na metade de 2016.

 

A fábrica de Sorocaba tem capacidade para 74 mil veículos ao ano e opera com duas horas extras de trabalho por dia. Com investimentos em ampliação de maquinários e as novas contratações, esse número subirá para 108 mil, informa Ricardo Bastos, gerente-geral de relações governamentais. A unidade,inauguradaem2012,emprega 1,7 mil pessoas.

 

Neste ano, atéjunho, aindústriaautomobilísticademitiu7,6 mil trabalhadores. A maioria das fábricas opera com produção reduzida e as empresas frequentemente anunciam férias coletivas, programas de demissãovoluntáriaelay-off(suspensão de contratos). Atualmente, há 7 mil operários em lay-off.

 

As vendas do mercado de automóveisecomerciaislevescaíram quase 20% no primeiro semestre,para 1,271milhãodeunidades. Entre as fabricantes locais,apenas três registraram resultados positivos.

 

As japonesas Toyota e Honda cresceram 3% e 18%, respectivamente,e a alemã BMW teve alta de 1,75%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A Toyota vendeu 86,9milveículos.Alémde Sorocaba, o grupo tem fábrica em Indaiatuba,na regiãodeCampinas, onde produz o sedã Corolla. Essa unidade também opera com duas horas extras diárias, além de sábados alternados. Outra fábrica fica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, voltada à produção de

componentes. “Os resultados são fruto de lançamentos de produtos com boaaceitação nomercado, qualidade e constante trabalho de redução de custos”, diz Bastos.

 

A Honda vendeu 73,2 mil veículos até junho, 18,8% mais que em2014e tambémopera diariamente com 1h15 de hora extra na fábrica de Sumaré (SP). A unidade produz os modelo sFit, City,Civic eHR-V– que tem fila de espera de até cinco meses. O grupo vai inaugurar uma nova fábrica no fim deste ano, inicialmente para montagem do Fit,e sua capacida de produtiva vai dobrar de 120 mil para 40 mil unidades ao ano.

 

Nesta semana, outra boa notícia do setor automotivo veio da General Motors, que anunciou a duplicação de investimentos no País, de R$ 6,5 bilhões para US$ 13 bilhões nos próximos quatro anos. O dinheiro não vai para o aumento de capacidade, mas para o desenvolvimento de seis novos veículos que serão lançados a partir de 2019. Julho. O mercado nacional segue em declínio. Em julho, foram vendidos 203,4 mil veículos até quinta-feira, queda de 26,7% ante julho de 2014 e de 4,3% ante junho. No ano, a queda acumulada chega a 21,5%.

 

Fonte: Estadão


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.