5ª Conferência Municipal de São Paulo discute valorização e igualdade

22/09/2015

Aproximadamente 2.500 mulheres participaram neste fim de semana da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, em São Paulo. No evento, foram discutidas propostas, diretrizes e subsídios para políticas públicas, além da eleição de delegadas da capital para a conferência estadual, que será realizada de 20 a 22 de novembro.

Com o tema Participação, Políticas Públicas e Consolidação de Direitos: Construindo o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, o encontro contou com membros do governo e representes de entidades e da sociedade civil.

Na abertura da conferência, também participaram a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, a vice-prefeita, Nádia Campeão, a primeira-dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, e o prefeito Fernando Haddad.

A 5ª CMPM debateu e aprovou propostas em torno de sete eixos de discussão: Educação e Gênero, Autonomia Econômica, Enfrentamento à Violência, Cultura e Comunicação Não Sexista, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Participação Política e Controle Social e Direito à Cidade e Mobilidade. Em cada um dos eixos foram aprovadas propostas para as etapas nacional e estadual de Políticas para as Mulheres. Já as propostas aprovadas para a esfera municipal, serão todas sistematizadas para formulação e apresentação do primeiro Plano Municipal de Políticas para as Mulheres da Cidade de São Paulo.

Na etapa final da 5ª Conferência Municipal foi eleita a delegação de mulheres que representará, pelo poder público e pela sociedade civil, a cidade de São Paulo na IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

A UGT estará representada pelas companheiras Maria Edna Medeiros, dirigente do Sintetel e 3ª Adjunta da Secretaria da Mulher da UGT Nacional, Edna Maria de Andrade, secretária da Mulher do Sindmotoristas  e Secretária da Mulher da UGT São Paulo, Isabel Kausz dos  Reis, secretária da Mulher dos Comerciários de SP, Marcia Adão, Secretária Geral do Siemaco SP e Andrea Ferreira de Souza,  dirigente do Siemaco SP,  todas como titulares  Também estarão como suplentes as dirigentes do Sintetel Débora Cristina da Silva e Lucia Brito Cardoso.

“Foi uma tarefa gratificante e mais um grande aprendizado. Podemos, mais uma vez, lutar para garantir o espaço das mulheres trabalhadoras", disse Maria Edna Medeiros, dirigente do Sintetel.

Categorizado em: Secretaria da Mulher,