UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Novos rumos para o sindicalismo no Brasil


21/07/2007

Congresso da UGT, realizado no Anhembi, em São Paulo, reuniu cerca de 3.000 sindicalistas de todo o país e elegeu Ricardo Patah como presidente da nova entidade

A UGT nasce forte em todas as localidades do Brasil", afirmou o presidente da UGT - União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, eleito durante o Congresso de Fundação da nova entidade sindical, realizado de 19 a 21 de julho, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Falando a uma platéia formada por 3.000 sindicalistas de todo o país, Patah, que também é presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, destacou que a UGT já tem mais de 600 sindicatos filiados, representando mais de 5 milhões de trabalhadores. "Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas o movimento sindical no Brasil terá novos rumos a partir de agora", disse o sindicalista. A nova entidade, que nasceu da fusão de três centrais sindicais (Central Geral dos Trabalhadores - CGT, Social Democracia Sindical - SDS e Central Autônoma dos Trabalhadores - CAT) e da participação de centenas de sindicatos independentes, tem como meta reunir até o final deste ano cerca de 1.000 sindicatos, representando aproximadamente 8 milhões de trabalhadores.

Ao participar da Sessão Solene de Abertura do Congresso, o governador de São Paulo, José Serra, afirmou que a UGT "será uma entidade menos político-partidária e mais política, no sentido de fazer sentir o peso do assalariado nas decisões do rumo que a política e economia vão tomar". Também participaram do evento o prefeito Gilberto Kassab, o Ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, e o Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cerca de 50 dirigentes sindicais internacionais também estiveram presentes, como o secretário-geral da CSI - Confederação Sindical Internacional, Guy Rider, e o presidente da UFCW - United Food and Commercial Workers, Joe Hansen.

Juntamente com Patah foram eleitos os vice-presidentes David Zaia, Roberto Santiago, Lourenço Ferreira do Prado, Antonio Maria Taumaturgo Cortizo, Laerte Teixeira da Costa, Enilson Simões de Moura e Antonio Carlos dos Reis, que será o coordenador do Conselho de Vice- Presidentes, e o secretário geral Francisco Canindé Pegado. A Diretoria da UGT será integrada, ainda, por mais de uma centena de sindicalistas de todo o país, responsáveis por 54 Secretarias, abrangendo todas as áreas de atuação de interesse do movimento sindical."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.