UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Dor nas costas é principal motivo que afasta trabalhador, diz pesquisa


03/12/2007

Entre os problemas de saúde que mais provocam afastamentos superiores a 15 dias da atividade profissional, o campeão é a dor nas costas. Somente em 2004, essa foi a causa de 80.833 trabalhadores serem afastados do emprego --o número inclui também os problemas de coluna.

O estudo foi realizado pela pesquisadora Anadergh Barbosa Branco, da UnB (Universidade de Brasília), e levou em consideração os 26,5 milhões de afastamentos registrados em 2004 pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Além de identificar as doenças mais comuns, Anadergh contabilizou os afastamentos de acordo com o sexo dos profissionais.

A dor nas costas liderou nos dois grupos. Os problemas de depressão, porém, foram bem mais freqüentes entre as mulheres.

O estudo demonstra que o risco de depressão entre as mulheres é três vezes maior do que entre os homens", afirmou a pesquisadora. Ao todo, naquele ano, 32.778 trabalhadoras ficaram afastadas por mais de 15 dias por conta da depressão.

Para Eduardo Argolo, presidente da ANMP (Associação Nacional de Médicos Peritos), os afastamentos por dores nas costas estão relacionados à postura e ao esforço físico. "O trabalhador que carrega peso ou fica muito tempo na mesma posição apresenta esse tipo de problema", disse o médico.

Desde abril, o INSS faz a relação entre a doença e a atividade do segurado para decidir o afastamento do trabalho. "


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.