UGT Bahia realiza Plenária da Consciência Negra nesta sexta-feira

23/11/2015

A 1ª Plenária da Consciência Negra da UGT Bahia foi realizada nesta sexta-feira, 20, em Salvador, com a presença do deputado federal José Carlos Araújo (PSD/BA), que é presidente da Comissão de Ética da Câmara Federal. O evento foi coordenado pelo presidente da UGT/BA, Magno Lavigne, juntamente com os secretários nacional e estadual da Diversidade Humana da UGT, respectivamente  Cristina Duarte e Bruno Santos, com a presença da representante do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (INSPIR), Regina Silveira.

A importância do envolvimento dos dirigentes sindicais no combate ao racismo foi colocada por Cristina, que parabenizou a UGT Bahia pela Plenária e por fomentar o aprofundamento do debate. “A Bahia é referência para a luta do povo negro. Não vamos nos calar diante do que acontece com os negros e negras no Brasil, com a desigualdade e a discriminação. Temos que trabalhar pelo nosso empoderamento”, defendeu.

Uma agenda estadual de combate ao racismo da UGT foi proposta pelo dirigente Bruno Santos. Ele enfatizou que o preconceito precisa estar na ordem do dia do sindicalismo e não apenas nos espaços de discussão. “Nossa atuação tem que ser cotidiana, tanto nos fóruns temáticos como nos locais de trabalho. Temos uma batalha árdua pela frente e a nossa organização é fundamental”, pontuou.

Regina, do INSPIR, reforçou a necessidade do envolvimento das lideranças sindicais com as causas do movimento negro. Para ela, é importante que todos se apoderem das questões raciais de forma aprofundada. “Não é um dia de comemoração. É um dia de reflexão. Temos pouco a comemorar, mas nosso trabalho em defesa de avanços para os negros e negras nos espaços de trabalho deve continuar. A UGT é pioneira nisso e cumpre um papel fundamental”, colocou.

Moção de apoio

A Plenária da UGT Bahia aprovou uma moção de apoio à atuação do deputado José Carlos Araújo frente ao Conselho de Ética da Câmara Federal. O deputado salientou que não se intimidará por pressões no que diz respeito ao processo relacionado ao deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Ele reforçou que pretende agir de maneira célere e transparente e reclamou das manobras regimentais que atrasaram, nesta quinta-feira, 19, a tramitação do processo de cassação do presidente da Câmara.

Categorizado em: UGT - Bahia,