UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Fenascon realiza Seminário internacional Cidade Sustentável e Saúde


12/05/2016

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços,  Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Fenascon), entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizou,  nesta quinta-feira ( 12 ) de maio, o Seminário Internacional Cidade Sustentável e Saúde. O evento, que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco) reuniu delegações de entidades de todo o Brasil, do Chile e da  Argentina.

 

Na abertura do Seminário, Moacyr Pereira,  presidente da Fenascon e do Siemaco, ressaltou a importância do tema e enfatizou que quando se discute numa cidade sustentável, está sendo pensado no futuro de toda uma sociedade, com a ótica de uma mudança de interpretação e passando a ver os resíduos sólidos produzidos nas grandes cidades não como algo descartável e inutilizado, mas sim como uma possibilidade de geração de emprego e renda para a população.

 

Na mesa de abertura do Seminário, estiveram presentes Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo, entidade patronal), Jaime Mauricio, presidente da Fenasinaj (Federación Nacional de Sindicatos de Trabajadores de Empresa e Interempresas de Servicios, Aseo, Jardines, Ornatos y Rellenos Sanitarios De Chile), e Diego Ariel, presidente do Sindicato dos Obreiros Maestranza, da Argentina.

 

Em seu discurso,  Patah lembrou que o Seminário é fundamental, pois cumpre o papel de difundir a informações que são realizadas por meio do intercâmbio que este evento proporciona.

 

O lider ugetista fez uma análise entre a realização do Seminário e o atual cenário político brasileiro. "A Fenascon não poderia ter sido mais feliz por conta dessa coincidência, pois apesar da ruptura de uma proposta de governo, que é o que está acontecendo atualmente, este ato representa um estado de mudança e novos ares", diz Patah.

 

Ariovaldo ressaltou que o serviço de Asseio e Conservação é imprescindível no mundo inteiro e que os sindicatos,  patronal ou trabalhista,  cumprem um papel fundamental, mas em especial a entidade trabalhista é o que proporciona para os funcionários do setor a socialização das informações  e a capacitação dessa mão de obra.

 

O evento seguiu ao longo do dia com debates e discussão com foco em meio ambiente, reciclagem de resíduos sólidos e utilização responsável dos recursos da natureza.

 

 

Por Fábio Ramalho - imprensa UGT


Categorizado em: Geral, UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.