UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

A UGT defende imposto com destino certo


18/05/2016

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), segunda maior central sindical brasileira, vem acompanhando atentamente a situação econômica do País e as diversas propostas feitas pelo atual governo do presidente interino Michel Temer. Muitas vão contra o pensamento da central e atingem diretamente a classe trabalhadora e seus direitos adquiridos, o que não podemos aceitar como solução.

 

Sabemos que muito precisa ser feito e modificado, como os nossos sistemas previdenciário e tributário, por exemplo.

 

É de conhecimento público que a Previdência acumula déficits, comprometendo o futuro daqueles que vão se aposentar, mas este é um mecanismo que tem um lado social fundamental para nossa sociedade, já que abriga aqueles que não tiveram a oportunidade de contribuir normalmente como o caso dos trabalhadores rurais, os pescadores e outros tantos.

 

O sistema tributário brasileiro é regressivo, em relação à renda individual, ou seja, ele é voraz e penaliza o salario do trabalhado. Os que ganham menos pagam relativamente mais tributos do que os que ganham mais. Assim não podemos apoiar a criação de mais impostos que venham a estrangular o poder aquisitivo da população, o que afeta, diretamente, a economia brasileira, aumenta o grave problema da má distribuição de renda, entre outros fatores que, como um efeito dominó, serão desencadeados.

Desta forma a UGT apoia a criação de um imposto progressivo, ou seja, ganha mais, paga mais, a ser cobrado das operações financeiras e isentando os salários dos trabalhadores, que serão protegidos pela conta salário, tendo o mesmo sistema adotado para os aposentados. Algo como a antiga CPMF, porém carimbada e com destino certo.

Como contrapartida, a central sugere a eliminação do COFINS, Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, instituída pela Lei Complementar 70 de 30/12/1991 e que incide sobre tudo aquilo que compramos ou contratamos.

 

Assim, o que a UGT defende é o imposto para quem ganha mais e eliminar aquele que atinge a todos, penalizando apenas os que recebem menos, que é a Cofins.


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.