Comerciários da UGT realizam 4ª Plenária Nacional

24/11/2016

Dirigentes de diversos estados da Federação estão reunidos, em Florianópolis, Santa Catarina, para a 4° Plenária Nacional dos Dirigentes Sindicais Comerciários da UGT. O evento que iniciou nesta quarta-feira (23) segue até a próxima sexta-feira (25) e tem como objetivo debater os principais temas que envolvem a categoria, como o avanço do comércio eletrônico, o que ameaça aos empregos do setor.

Na mesa de abertura estiveram presentes Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, Waldemar Schulz (Mazinho), presidente da UGT-SC,  Levi Fernandes Pinto, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), José Cloves Rodrigues, secretário nacional do Comércio da UGT, Gustavo Triani, diretor Regional da Uniamericas, Santa Regina Pessotti Zagretti, secretária nacional da Mulher da UGT, José Gonzaga da Cruz, secretário nacional do comerciário, Luiz Carlos Motta, presidente da UGT-SP e da Federação dos Empregados no Comércio de SP, Vicente da Silva, presidente da Federação dos Comerciários do Paraná, Márcio Fatel, presidente da Federação dos Comerciários da Bahia, José Francisco Pantoja, presidente da Federação dos Comerciários do Pará e Severino Ramos, vice-presidente nacional da UGT.

Ricardo Patah reforçou a tese de que este é um encontro para se pensar o mundo de amanhã, mas estudando o que está acontecendo hoje, com a febre das vendas pela internet, entre outros desafios que podem causar aumento do desemprego no setor do comércio. “É importante para nós termos a sensibilidade de compreender o que está acontecendo e buscar alternativas para vencer as adversidades que se apresentam”.

O líder ugetista enfatizou que no campo político, talvez se encontre  o maior dos desafios, pois existem projetos no Congresso e no Senado que visam tirar direitos trabalhistas e previdenciários, além de enfraquecer o movimento sindical.

Como anfitrião, Mazinho parabenizou todos os presentes e ressaltou que os dirigentes presentes a 4ª Plenária têm a responsabilidade de representar toda a categoria comerciaria, mas para a reflexão de todos, no Brasil a organização da classe trabalhadora passa por momentos complicados de ataques severos que visam precarizar e enfraquecer toda sua estrutura, por isso é preciso permanecer unidos.

Para Motta, a Plenária acontece num momento fundamental por conta do atual cenário político nacional que não é favorável a classe trabalhadora, mas a UGT é a central que consegue agregar o maior número sindicatos de comerciários e tem total capacidade de enfrentar as adversidades.

Cloves ressaltou que este é um momento oportuno para avançar com propostas para se encontrar o rumo que o movimento sindical dos comerciários precisa seguir para enfrentar esses desafios. “2017 será um ano ainda mais difícil, mas precisamos enfrentar e a UGT pode e deve fazer isso, pois é a única central que não tem vínculo com nenhum partido político, por isso pode dialogar com o governo A ou B”, diz.

José Gonzaga lembrou que um dia a categoria comerciária foi desorganizada, o que não acontece hoje em dia, haja vista a realização da 4ª Plenária Nacional dos Dirigentes Comerciários da UGT que reúne 287 lideres sindicais de todo o Brasil. “Nos dividindo não é a solução para vencermos os desafios impostos contra os trabalhadores e trabalhadoras do comércio”.

A Plenária terá continuidade nessa quinta-feira (24) com a realização de palestras que abordarão temos relacionados a vendas on-line, mídias sociais é a precarização do movimento sindical.

Categorizado em: Geral,