Sindpriv-AM comemora decisão da Justiça que manda reintegrar trabalhadores na Samel

29/11/2016

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas, Beneficentes e Religiosas em Estabelecimento de Serviços de Saúde no Estado do Amazonas (Sindpriv-AM), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores no Estado do Amazonas (UGT-AM)  comemorou em 25/11, a decisão da Justiça do Trabalho que determinou a reintegração de 13 trabalhadores dos 24 que foram demitidos da Samel.

O presidente do Sindpriv-AM, Guilherme Moreira, disse que a decisão foi uma grande conquista da categoria em um momento em que vários profissionais que atuam na saúde pública do Estado enfrentam muitos problemas.

“Posso dizer que foi uma grande conquista dos trabalhadores da saúde privada. Enquanto muitos colegas passam por problemas na Susam, a gente tem a honra de comemorar essa decisão, que foi o retorno de profissionais aos seus postos de trabalho”, enfatizou.

Na decisão, o juiz Gleydson Ney Silva da Rocha, da 9ª Vara do Trabalho de Manaus, atende à um pedido judicial do sindicato que argumentou ter havido assédio moral e outras irregularidades cometidos pela empresa contra os trabalhadores.

A determinação é de que a Samel efetue a reintegração imediata dos trabalhadores demitidos no prazo de cinco dias, nas mesmas condições de trabalho similares a que cumpriam antes da dispensa, a contar da data da expedição da decisão, sob pena de multa de R$ 1.000,00 (mil reais) por dia de atraso no cumprimento da reintegração.

O presidente da UGT-AM, Antonio Mardonio, compartilha do mesmo pensamento do presidente do Sindpriv-AM, de que a decisão é uma grande conquista para os trabalhadores da área da saúde privada.

“Quero parabenizar a direção do Sinidpriv-AM, seu setor jurídico e, em especial, os trabalhadores que agora retornam ao seu emprego, por essa grandiosa conquista, justamente numa data significativa, como é o fim de ano, quando todos nós precisamos estar empregados para garantir uma confraternização de paz junto com a família nesta época de festas”, argumentou.