Ugetistas capixabas recebem comenda Zumbi dos Palmares na Câmara de Cachoeiro

02/12/2016

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, foi lembrado pela Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim na sessão desta segunda-feira (28/11), personalidades da UGT-ES reconhecidas pela defesa da igualdade racial receberam dos vereadores a “Comenda Zumbi dos Palmares”.

A Comenda Zumbi dos Palmares foi criada pela Câmara Municipal em outubro de 2005. Em 2007, uma alteração aprovada pelo Legislativo determinou que os homenageados seriam indicados não mais pelos vereadores, mas pelas entidades do movimento negro de Cachoeiro e pela Ouvidoria da Igualdade Racial da Câmara. Seu objetivo é distinguir cidadãos que tenham realizado ações em prol da afirmação dos negros e afrodescendentes, servindo de modelo para as novas gerações. “Lutamos por uma sociedade sem preconceitos”, diz o ouvidor racial da Câmara, vereador Alexandre Bastos (PSB).

A Comenda deve ser ofertada em data próxima ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, quando, no ano de 1695, foi assassinado Zumbi, principal liderança do Quilombo de Palmares.

Os homenageados que representaram a UGT-ES foram os diretores Wander Caldeira Portilho e Adir Barbosa, além da advogada da UGT no Sul do Estado, Dra. Gabriela, de Cachoeiro de Itapemirim.

Redação UGT-ES

Categorizado em: Geral, UGT - Espírito Santo,