UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Senado vive momento de trevas


11/07/2017

O apagar das luzes no Senado Federal reflete bem o momento de trevas vivido pela política no Brasil. Os senadores estão a um passo de aprovar um projeto que praticamente sepulta a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e coloca os trabalhadores em situação de pré-escravidão.

 

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), suspendeu a sessão aberta para discutir a reforma trabalhista após senadoras da oposição ocuparem a mesa do plenário, onde fica a cadeira do senador, e se recusarem a deixar o local. As senadoras oposicionistas que ocuparam os lugares na mesa são: Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Fátima Bezerra (PT-RN), Regina Sousa (PT-PI) e posteriormente Kátia Abreu (PMDB-TO) 

 

As luzes da Casa foram desligadas e a transmissão também foi suspensa.

 

No entanto, apagar as luzes não foi única medida autoritária do Senado, que também proibiu o acesso de trabalhadores e sindicalistas à Casa, onde tentavam exercer o direito de se manifestar contra essa antirreforma trabalhista, que só atende aos interesses dos empresários e enterra direitos tão duramente conquistados ao longo dos anos.

 

Precisamos destacar a coragem das senadoras que lançaram mão desta medida extrema para assegurar que o Senado Federal não abra mão de suas prerrogativas ao aprovar um projeto que mexe profundamente com a vida dos trabalhadores, sem ao menos apresentar uma emenda. Ou seja, a Casa abriu mão do seu poder de legislar. Não se pode compreender tanta pressa para aprovação de um projeto dessa magnitude, como se fosse a Legislação Trabalhista a responsável pela crise econômica que o País atravessa.

 

Nesse momento de crise, espera-se que os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário demonstrem solidez institucional.  Nos solidarizamos com as senadoras que ocuparam a mesa do plenário e fazemos um apelo para que o Senado Federal não abra mão da sua prerrogativa de legislar.

 

União Geral dos Trabalhadores - UGT

 


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.