UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT participa de evento da OIT pela transição justa


30/07/2018

De 30 de julho a 3 de agosto, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizará, no México, o evento “Diretrizes de política para uma transição justa para economias e sociedades ambientalmente sustentáveis para todos”.

 

Na ocasião, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) será representada por sua coordenadora do Comitê de Sustentabilidade e da Jornada 2030, Cristina Palmieri.

Serão debatidos temas como mudanças climáticas, Acordo de Paris, transição justa, Agenda 2030, diálogo social e negociação coletiva setorial para a transição com foco em gênero, além da chamada Quarta Revolução Industrial ou Revolução 4.0, que afetará de forma direta, impactante e veloz o trabalhador e as relações de trabalho.

 

O objetivo é elaborar um plano de ação com propostas dos sindicatos para influenciar o desenvolvimento de políticas de mudança climática.

 

Vale ressaltar que transição justa pressupõe que os processos de mudança de uma economia de alto índice de emissão de carbono e outros poluentes para uma economia chamada de "baixo carbono" devem ser tomados com a preocupação de proteger os empregos e gerar novos, por meio de políticas de qualificação e requalificação dos trabalhadores envolvidos, além de garantir a manutenção e a ampliação dos direitos fundamentais do trabalho, o diálogo e a proteção sociais, a saúde e segurança dos trabalhadores e outros, plasmados nas convenções fundamentais da OIT e em demais instrumentos nacionais e internacionais de proteção ao trabalhador.

 

A mudança de matriz de produção no mundo implica na readequação das formas de produção, nas matrizes energéticas, nas formas de transporte da produção, no descarte e no tratamento dos resíduos sólidos, no acesso aos recursos naturais e bens comuns, entre outras consequências.

 

Assim, é preciso garantir que os trabalhadores brasileiros e de todo o mundo tenham a segurança de que esta mudança nos padrões de produção e consumo não seja feita de modo a que a classe trabalhadora pague pelas décadas de negligência ambiental e social que levaram à urgência atual de proteger o ambiente para salvar a humanidade.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.