Home | Notícias

Instituto Ecológica

03/09/2018

O clima e os candidatos à Presidência

image002.jpg

O Observatório do Clima perguntou “O que o seu candidato vai fazer a respeito do clima?” Para responder à pergunta, foram analisadas as propostas de sete candidatos: Alckmin, Amoêdo, Bolsonaro, Boulos, Ciro, Haddad, e Marina.

O resultado da análise é apresentado em uma tabela com 16 temas (não nessa ordem): descarbonizar a economia, a matriz elétrica, o transporte, a indústria, a agricultura; combater o desmatamento e restaurar florestas; proteger unidades de conservação e demarcar territórios; consolidar o licenciamento ambiental; fontes renováveis de energia e desinvestir nos fósseis; resíduos; o Acordo de Paris; e o plano de adaptação.

A tabela de cores mostra com clareza que Marina e Haddad desenvolveram quase todos os temas, muitos com compromissos específicos. Boulos tratou de quase todos. Ciro, Alckmin e Amoedo deram pinceladas em menos da metade dos temas, sendo que os dois últimos ganharam uma nota vermelha por ir contra o desinvestimento em fósseis. Bolsonaro é o que tomou mais vermelhos, 6 no total, com apenas uma menção "verde" às fontes renováveis. Recomendamos a leitura da matéria de Andrea Vialli, pelos comentários interessantes feitos sobre cada candidato.

?_task=mail&_uid=11482&_mbox=Sent&_actio

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) é uma central sindical que nasceu, há 11 anos, com uma proposta diferenciada, de promover um sindicalismo cidadão, ético e inovador.

Assim, a entidade luta pelos direitos do cidadão em diversas esferas, e não apenas no que se refere ao mundo do trabalho.

Suas ações englobam, por exemplo, preservação do meio ambiente, direitos das mulheres, fim de todo e qualquer tipo de violência e discriminação, população indígena, entre outras.

Nesse sentido, atualmente, a UGT é parceira da plataforma Projects for Earth (ou Projetos para a Terra), por meio de quatro de suas secretarias. São elas: Secretaria de Integração para as Américas, Secretaria de Organização e Políticas Sindicais, Agricultura Familiar e Comitê de Sustentabilidade.

Criada pelo Instituto Ecológica, a plataforma também tem como apoiadores a Universidade de Aveiro, a Universidade Federal do Tocantins e a ONG Loving Planet.

Trata-se de um facilitador de acesso a projetos que visam ao desenvolvimento sustentável, relacionados à preservação, cuidado e melhoria do meio ambiente.

Por meio do Projects for Earth, é possível conhecer e participar de ações que estão sendo desenvolvidas em qualquer lugar do mundo.

Entre os projetos da UGT que fazem parte dessa plataforma, estão o de promoção da agricultura familiar e o de desenvolvimento da autonomia e inserção social da população indígena.

A Central possui, em seu quadro de afiliados, cerca de 100 sindicatos de agricultores familiares, o que demonstra sua preocupação em estar próxima de trabalhadores e entidades que lutam pela alimentação saudável, por exemplo, uma vez que 70% dos alimentos produzidos e consumidos no Brasil vêm da agricultura familiar (que não utiliza agrotóxicos, recupera o solo degradado e auxilia na manutenção do equilíbrio climático).

Já o projeto “Ilha do Bananal – Desenvolvimento Local”, que também faz parte da plataforma digital, é desenvolvido pela UGT no Tocantins, com objetivo de promover a capacitação da população indígena das etnias Javaé e Karajá, das aldeiasTxuiri e Canuanã, para que possa gerir seu próprio processo de desenvolvimento.

O projeto, que teve início em 2015, visa, ainda, à geração de emprego, trabalho e renda, contribuindo para a formação de uma comunidade autossustentável por meio do fortalecimento da cidadania e inserção socioeconômica no contexto da conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma ação inédita no mundo sindical brasileiro.

Entre as categorias de projetos divulgados no Projects for Earth, estão: conservação da biodiversidade, economia circular, recursos hídricos, educação para sustentabilidade, mudanças climáticas e pesquisas em áreas sustentáveis.

Ou seja, a plataforma, assim como todas as ações desenvolvidas ou apoiadas pela UGT, abrange os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – agenda da ONU (Organização das Nações Unidas) que sinaliza um caminho a ser seguido a fim de maximizar os ganhos para as pessoas e para o planeta, visando à prosperidade e à paz, de forma colaborativa, por meio de parcerias.

Clique aqui e saiba mais.

Categorizado em: Geral,

Rua Aguiar de Barros, 144 - Bela Vista - São Paulo/SP - 01316-020 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2013 Todos os direitos reservados.