UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Bancada sindical perde representação na Câmara dos Deputados


17/10/2018

A bancada sindical na próxima legislatura, que começa no dia 1º de fevereiro de 2019, será menor do que na atual. Foram eleitos somente 33 representantes de sindicatos na última eleição para a Câmara Federal, contra os 51 que atualmente exercem mandato.

 

A bancada sindical para a próxima legislatura, que começa no dia 1º de fevereiro de 2019, será menor do que a atual. Foram eleitos somente 33 representantes de sindicatos nas últimas eleições para a Câmara Federal, contra os 51 que atualmente exercem mandato.

O levantamento foi feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), com base em dados oficial da Justiça Eleitoral. A partir do próximo ano serão dezoito deputados a menos no debate dos interesses dos trabalhadores, como direitos previdenciários e trabalhistas.

Dos 33 representantes, 27 são reeleitos e apenas seis são novos. O partido com mais membros na bancada é o PT, com dezoito; seguido pelo PCdoB, com quatro; PSB, com três; e PDT, Pode, PR, PSL, PSol e SDD, com um integrante cada.

A bancada sindical teve drástica redução em 2014, quando caiu de 83 para 51 membros. O

analista político Antônio Augusto de Queiroz, diretor do Diap, prevê momentos de dificuldades na atuação da bancada: “Com um ambiente hostil, de desregulamentação de direitos trabalhistas, e uma bancada menor, as dificuldades serão enormes”, explicou o diretor do Diap.

Paulinho da Força, deputado federal reeleito pelo Solidariedade-SP para seu quarto mandato, afirma que, em menor número, a bancada sindical terá trabalho redobrado para resistir à ofensiva contra os direitos dos trabalhadores: “Não podemos recuar, darei continuidade à minha luta pela garantia de direitos, aumento da oferta de emprego e à execução de políticas públicas, a fim de que todo cidadão tenha trabalho digno e qualidade de vida”, afirma Paulinho da Força.

Luiz Carlos Motta, presidente licenciado da Fecomerciários, foi eleito para o primeiro mandato nestas eleições e destaca que mesmo em um terreno hostil, no qual serão 33 deputados engajados na defesa dos direitos dos trabalhadores, não iremos nos intimidar: “A unidade dos trabalhadores, somada à nossa atuação no Congresso, será determinante para o futuro da classe trabalhadora”.

Papel da bancada sindical
A bancada sindical tem a função principal de dar sustentação e fazer a defesa dos direitos e

dos interesses dos trabalhadores, aposentados e servidores públicos, no Congresso Nacional, além de intermediar demandas e mediar conflitos com o governo e/ou empregadores. Por isto, sua redução é preocupante, uma vez que seu papel vai além das fronteiras parlamentares.

Com informações do Mundo Sindical e EBC




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.