Dia do Índio – Entenda por que 19 de abril, como a UGT atua em favor dessa população e como você pode ajudar

19/04/2019

Esta data foi escolhida para celebrar a cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México, com objetivo de reunir líderes indígenas de diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.

Já no Brasil, esta data foi oficializada, em 1943, pelo Decreto-Lei nº 5.540, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

Internacionalmente, a ONU (Organização das Nações Unidas) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, a fim de conscientizar os governos e a população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.

UGT e os povos indígenas

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), que luta por um sindicalismo ético, inovador e cidadão, possui a Secretaria Nacional dos Povos Indígenas, que, em parceria com a  Secretaria de Relações Internacionais, realiza ações de sensibilização, debates e seminários entre sindicalistas, representantes dos povos indígenas e instituições da sociedade civil, nacional e internacionalmente, a fim de conscientizar a população sobre a importância de reconhecer o indígena como um cidadão trabalhador, que deve ser inserido na legislação que assegura os direitos trabalhistas e protegido pela lei e pelos direitos sociais.

Você pode ajudar a promover o trabalho decente e autossustentável da população indígena

Participe do Projeto “Ecoturismo Indígena”, desenvolvido pela UGT, a fim de capacitar a população indígena da Ilha do Bananal, no estado do Tocantins, para a implementação do ecoturismo/turismo étnico.

O objetivo é promover a geração de trabalho decente, emprego e renda, contribuindo para a formação de uma comunidade autossustentável, por meio do fortalecimento da cidadania e da inclusão socioeconômica, no contexto da conservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Entre as ações propostas, estão: gerenciamento ambiental e territorial, workshops sobre coleta seletiva e consumo consciente, revitalização do trabalho artesanal e oficinas de educação ambiental.

Os beneficiários serão 900 indígenas de 250 famílias.

Para ajudar na concretização desse projeto, faça sua doação pela plataforma Projects do Earth: https://projectsforearth.com/pt/projects/ecoturismo-indigena/.