UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Ford e sindicato firmam acordo sobre fechamento de fábrica no ABC


30/04/2019

Os funcionários da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) aprovaram, nesta terça-feira (30), em assembleia, um acordo com a montadora americana para compensá-los pelo fechamento da unidade.

 

​O acordo contempla três pontos: plano de demissão incentivada, programa de requalificação profissional e apoio psicológico aos trabalhadores.

 

Ainda pode ocorrer uma antecipação da produção, que depende da negociação com um potencial comprador.

 

A princípio, o encerramento das atividades está previsto para o final do ano. Se houver uma negociação positiva com um eventual comprador, o vínculo empregatício entre a Ford e os funcionários pode acabar um pouco antes.

 

A montadora anunciou em fevereiro deste ano sua intenção de fechar a fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo porque vai sair desse negócio em nível global. O anúncio do encerramento das atividades teve forte impacto entre os trabalhadores e, a pedido do governador de São Paulo, João Doria, a Ford passou a negociar a venda da unidade.

 

Segundo nota divulgada pela empresa, as conversas com potenciais compradores continuam.

 

A reportagem apurou que as negociações estão avançadas com o grupo Caoa, no entanto ele tem tido dificuldade para financiar a compra. A expectativa inicial do grupo é que os recursos poderiam ser obtidos com apoio do governo de São Paulo, o que não é possível.

 

O acordo com os funcionários foi negociado entre a Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

 

Fonte: Folha de S.Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.