UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT recebe ativista internacional para troca de boas práticas


09/08/2019

Na tarde desta quinta-feira, 8 de agosto, a jovem ativista Nicole Mattos veio conhecer e trocar boas práticas com o Comitê de Sustentabilidade e Jornada 2030 da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

 

Recebida por Cristina Palmieri, coordenadora do Comitê, Nicole, que, aos 17 anos, mora em Luxemburgo, contou algumas experiências vivenciadas na Europa no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Abordando mais especificamente o ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima, a jovem expôs que participa constantemente de conferências com estudantes da Europa, que visam buscar soluções para a sustentabilidade do planeta.

 

“No último encontro, fiz parte do grupo que debateu mudanças climáticas. Uma das ideias que propusemos foi incluir nas escolas públicas aulas extracurriculares para falar sobre esse tema. Se você estimula a consciência ambiental nas crianças, futuramente as ações sustentáveis serão muito mais corriqueiras e naturais”, disse Nicole.

 

A ativista também falou sobre a importância das políticas públicas. “Em Luxemburgo, todo mundo recicla o lixo, as pessoas são estimuladas a não usarem carro, os ônibus são elétricos e assim por diante.”

 

Por sua vez, Cristina Palmieri apresentou a Nicole ações desenvolvidas pela UGT, como a participação, divulgação e troca de boas práticas em seminários e conferências; ações de inclusão dos imigrantes, diversidade e acessibilidade; luta pelo empoderamento feminino; enfrentamento à violência; questões socioambientais, como acesso à água e à energia e os impactos relacionadas à mudança do clima;  a disseminação dos ODS nos sindicatos filiados; as parcerias com o poder público e com organizações internacionais; entre outras.

 

Questionada sobre o futuro, Nicole concluiu: “Eu quero estar em algum lugar em que possa ser ouvida. Quero ser a voz daqueles que não têm a oportunidade de se expressar e, assim, lutar por um mundo melhor para todos”.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.