Renato Costa Pereira é eleito presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macarani, Maiquinique, Itarantim e Potiragua

13/08/2019

Em eleição realizada nesta segunda-feira (12), Renato Costa Pereira foi conduzido à presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macarani, Maiquinique, Itarantim e Potiragua, no sudoeste da Bahia.

“O momento é de extrema dificuldade para os movimentos sindicais e sociais, contudo a união de todos é fundamental para superar as adversidades”, explicou Magno Lavigne, presidente da União Geral dos Trabalhadores no Estado da Bahia (UGT-BA).

Magno enfatizou que a eleição de Renato Costa vem num momento extremamente apropriado, pois o sindicalista consegue aliar a militância sindical, com experiência e juventude, requisitos essenciais para superar esse momento de perseguição contra a organização da classe trabalhadora.

Para Marcelo Carvalho, secretário Geral da UGT-BA, a participação nas eleições sindicais é uma das formas da central apoiar seus filiados, para que os trabalhadores continuem tendo a boa representação dos dirigentes ugestias espalhados por todo o interior da Bahia.

Chapa vencedora foi eleita com 97% dos Votos válidos e em seu discurso após a divulgação do resultado, Renato Costa ressaltou que o atual cenário político é lamentável e preocupante, pois as situações impostas aos trabalhadores, promove uma retirada inaceitável dos direitos conquistados por meio muita luta.

“Estão perseguindo os sindicatos e podemos ver que este é um ataque deliberado ao direito de liberdade de associação sindical e livre expressão, o que limita o mecanismo fundamental de resistência contra os desmandos do governo. Essas perseguições confrontam direitos fundamentais garantidos na constituição, por isso nós sindicalistas temos que acompanhar o ritmo do mundo do trabalho, que não para, tendo que ficar sempre atentos para que não haja distorções, mutilações dos nossos sonhos e desejos em prol da garantia de direitos”, disse Renato.

O presidente eleito reforçou seu compromisso em defender os interesses dos servidores e conduzir o sindicato para superar as adversidades que foram impostas. “A partir de agora teremos uma nova formação sindical. Um dos nossos objetivos é conduzir o sindicato junto com toda a nossa diretoria cuidando sempre do presente e de olho permanente no futuro, sem esquecer das realizações da gestão passada, na pessoa do ex-presidente Jailson Costa Pereira. Sabemos que muitos são e serão os desafios que temos a vencer, unir é preciso para lutarmos e garantir os direitos dos servidores”, esclareceu Renato, que concluiu: “O sindicato existe para defender o direito dos trabalhadores. Nossos direitos são frutos de muitas lutas e para garanti-los temos que ter um sindicato forte e de luta”.

WhatsApp_Image_2019-08-12_at_11.28.51.pn

WhatsApp_Image_2019-08-12_at_22.21.53.pn