UGT recebe delegação sindical chinesa e promove intercâmbio de informações

10/09/2019

Nesta segunda-feira, 9, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu, em sua sede nacional, em São Paulo, uma delegação chinesa vinda da província de Hainan.

Recepcionado pelo secretário geral da UGT, Canindé Pegado, e pelo vice-presidente da Central, Salim Reis, Mr. Wang Quan, membro do Comitê Executivo da Federação Sindical da China e vice-presidente executivo da Federação Sindical da Província de Hainan, trouxe experiências do sindicalismo chinês para compartilhar com os brasileiros.

“Na China, como em qualquer lugar do mundo, o sindicato tem a missão de defender os interesses e direitos dos trabalhadores. Por lei, toda empresa com mais de 25 funcionários é obrigada a estabelecer um sindicato. E, entre as principais ações dessas entidades, estão: incentivar a produtividade; oferecer treinamentos gratuitos; defender os direitos, participando, inclusive, da criação de leis; e melhorar a prestação de serviços.”

Acompanhado por uma comitiva de dirigentes sindicais, Wang Quan explicou, ainda, que, em Hainan, onde há, aproximadamente, 19 mil sindicatos e 30 mil empresas, o valor pago pelos associados às entidades sindicais equivale a 2% do ganho do trabalhador e é recolhido na declaração do Imposto de Renda.

Na ocasião, Canindé Pegado falou aos chineses tanto sobre o funcionamento do movimento sindical brasileiro quanto sobre a difícil fase por que este passa.

“O papel do sindicalismo, na atual conjuntura nacional, é mais importante do que nunca. Preocupada com a substituição da mão de obra humana, o foco da UGT é atuar na Revolução 4.0. Além disso, considerando que há 14 milhões de desempregados no País, temos feito mutirões de emprego, em contato direto com as empresas. Agora, vamos desenvolver uma nova estrutura, que permitirá a pluralidade sindical. Precisamos valorizar as convenções coletivas e obter o financiamento das entidades sindicais”, disse o secretário geral da UGT.

Por fim, Wang Quan frisou a importância do estreitamento da relação entre Brasil e China. “Embora estejamos longe fisicamente, já temos 45 anos de relações diplomáticas entre os dois países e é fundamental, tanto política quanto culturalmente, que isso cresça cada vez mais. Hoje, aprendemos muito com a UGT.”

“Foi importante demais estar junto de representantes do principal parceiro comercial do Brasil. Esse intercâmbio é uma parceria de grande valia para nos mantermos conectados e para o fortalecimento do movimento sindical de forma global”, finalizou Salim Reis.

Também participaram da reunião, representando a UGT, Erledes Elias da Silveira, coordenador da Secretaria de Organização e Políticas Sindicais, e Gustavo Garcia, assessor da Secretaria de Políticas Públicas e Migrações da Central.