UGT apoia campanha de prevenção ao câncer de mama

04/10/2019

Outubro Rosa é uma campanha mundial cuja intenção é alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento teve início em 1990, na chamada "Corrida pela cura", que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e seus sindicatos filiados participam do movimento todos os anos, promovendo campanhas de mamografia gratuita, palestras informativas, rodas de conversa, caminhadas para conscientização etc.

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil somará aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019. O número corresponde a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no País. Este tumor é o mais incidente entre as mulheres depois do câncer de pele-não melanoma.

Um dos principais mecanismos de controle e identificação do câncer de mama, além do autoexame, é a mamografia. Segundo o Inca, todas as mulheres com mais de 40 anos devem fazer a checagem.