Dia dos Comerciários é comemorado na Alesp

01/11/2019

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, na noite desta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), realizou uma homenagem ao Dia dos Comerciários, comemorado na quarta-feira 30 de outubro.

Cerca de 200 pessoas entre trabalhadores, parlamentares, representantes do setor patronal e funcionários do Sindicato lotaram o auditório Paulo Kobayashi para o evento.

A mesa de abertura foi composta por Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Luiz Carlos Motta, deputado federal e presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), Carolina Wahbe, chefe de gabinete da deputada Maria Lúcia Amary, Davi Zaia, vice-presidente da UGT e presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, Mayara Mathias, chefe de gabinete da vereadora Adriana Ramalho e Fátima Marques, Secretária de Relações Sociais da prefeitura de SP.

Em seu discurso, Ricardo Patah agradeceu a presença de todos e reforçou que a comemoração aconteceu em homenagem a uma das mais importantes profissões não só do Brasil, mas também do mundo. “Em todos os lugares, em qualquer canto existe um comerciário. O comerciário é um profissional que está sempre pronto para atender o consumidor da melhor maneira possível e contribui para aquecer a economia do país”, disse.

Patah também salientou que pela primeira vez a categoria comerciária tem um representante eleito para o mandato de deputado federal, o que faz toda a diferença na hora de defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio. “Este é um período histórico para o setor do comércio, pois agora, na figura do companheiro Motta, temos um parlamentar comprometido com a categoria”.

“Recentemente tivemos um embate por conta da Medida Provisória 881, que previa fazer que os funcionários do comércio trabalhassem 7 domingos consecutivos para 1 de folga. Nesse processo, o companheiro Motta teve um papel fundamental para derrubar essa verdadeira atrocidade contra as pessoas que perderiam seus domingos, já que para muitos trabalhadores, este é um dos poucos momentos de lazer, para ficar com seus familiares, ir para igreja ou para seus cultos”, explicou Patah.

Luiz Carlos Motta, deputado federal (PL-SP) foi eleito em 2019 para o primeiro mandato, é presidente da Fecomerciários e defensor assíduo da categoria comerciária. “Como deputado federal a gente tem uma missão a mais, temos o compromisso de defender os direitos dos trabalhadores. Acho que agora estão chegando algumas reformas administrativas, onde o governo quer apresentar a tal da Carteira Verde Amarela, para tirar em definitivo os direitos dos trabalhadores, temos que ficar atentos e não deixar que isso aconteça, enfim nós estamos lá para cada vez mais proteger os trabalhadores”, disso o deputado.

Motta, que expressou estar muito contente em participar da solenidade em homenagem ao Dia dos Comerciários explicou que como parlamentar que cumpre seu mandato comprometido na defesa dos trabalhadores, é de fundamental importância que a sociedade valorize as entidades sindicais. “Os sindicatos são os únicos que estão lutando para proteger os trabalhadores, porque o que o governo quer é acabar com a intermediação das entidades sindicais para fazer o trabalhador negociar diretamente com seu empregador, o que é impossível e inviável, por isso que é preciso valorizar e fortalecer as entidades sindicais”.

No evento foi feita a entrega de um troféu comemorativo em homenagem a pessoas que, de alguma maneira, tiveram algum destaque junto aos profissionais do comércio, além disso, a celebração ao Dia do Comerciário contou com uma exposição intitulada “Mulher, trabalho e desenvolvimento”, que ficará exposta no 1º andar da Alesp até o dia 14 de novembro, tendo como objetivo despertar e valorizar por meio da arte a realidade enfrentada por tantas mulheres.

O evento encerrou com um coquetel de confraternização.

48995768212_e2ed5c148e_c.jpg

48995791537_728ee31ae6_c.jpg