Comerciários de SP conquistam 4% de reajuste salarial, índice superior ao INPC

04/11/2019

Apesar de todas as dificuldades promovidas pelas mudanças radicais que ocorreram na legislação trabalhista, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo conseguiu reajuste salarial de 4%. O reajuste fica acima do INPC que foi de 3,28% e beneficia 350 mil comerciários de diversos setores da cidade de São Paulo.

Além do reajuste salarial, nas negociações o Sindicato conseguiu que fossem mantidas as cláusulas sociais mais benéficas para a categoria, como: garantia de emprego à gestante, garantia de emprego ao futuro aposentado, abono de falta a mãe comerciária, para acompanhamento de filhos menores de 14 anos em consultas médicas e odontológicas, abono em dinheiro de 01 ou 02 dias correspondente ao Dia do Comerciário, comemorado no mês de outubro, entre outros.

“A negociação foi difícil, mas acabou sendo bem-sucedida, pois conseguimos aumento real acima da inflação acumulada e mantivemos diversas cláusulas sociais, em que gostaria de destacar o abono de duas vezes no ano para os pais comparecerem em reuniões escolares de filhos menores de 14 anos”, explica Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Patah ressaltou que em relação aos anos anteriores, as negociações com o setor patronal tiveram um grau de dificuldade maior, principalmente por conta da conjuntura política que tende a favorecer muito mais os empregadores e retira direitos dos empregados. “A lei trabalhista, em vigor desde 2017, na nossa avaliação é um verdadeiro crime contra a classe trabalhadora, pois arrochou salários, legalizou o bico da pior maneira possível, com o trabalho intermitente, e diminuiu a atuação das entidades sindicais, dificultando inclusive as negociações coletivas com as empresas, mesmo assim os sindicatos continuam conquistando benefícios reais para as categorias”.