UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Dieese alerta para anemia da economia brasileira diante da pandemia do coronavírus


19/03/2020

O Dieese – Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos divulgou uma nota técnica sobre os impactos econômicos e sociais provocados pela pandemia do coronavírus.

 

O estudo aponta que o governo federal lançou, após inúmeras pressões e ainda com vários desencontros, um conjunto de medidas para lidar com a provável desaceleração da economia brasileira, já assistida em outros países.

 

O Dieese ressalta que o momento é extremamente preocupante, a ponto de uma das medidas profiláticas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate à doença ser o controle da circulação de pessoas, o que pode evoluir até para situações de quarentena, como observado na Itália. “A economia brasileira poderá ser muito afetada, assim como a de outros países e a cadeia global de valores. O Brasil pode passar por nova recessão em 2020”, aponta o estudo.

 

Ainda de acordo com o estudo, para o Brasil, mal recuperado da recessão de 2014, com índices medíocres de crescimento econômico e altas taxas de desemprego, um novo mergulho na recessão poderá causar prejuízos insuportáveis para toda a população.

 

O estudo se refere basicamente a quatro íveis de impacto do coronavírus na economia:

 

  • Setores diretamente afetados:

– saúde, aviação, turismo, agropecuária, indústrias dependentes de insumos importados e setor exportador, entre outros que enfrentam queda direta de demanda.

 

  • Setores indiretamente afetados:

– serviços, comércio, administração pública e  educação, entre outros.

 

  • Populações diretamente afetadas:

– residentes em áreas de alto contágio e trabalhadores(as) formais de setores direta ou indiretamente atingidos.

 

  • Populações em situação precária:

– população de rua, autônomos, informais e outros grupos sem renda permanente e/ou sem acesso a qualquer possibilidade de obtenção de renda.

Leia a íntegra do estudo




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.