UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Em teleconferência, UGT-SP debate atuação dos sindicatos durante a pandemia de Covid-19 e analisa MP-936


09/04/2020

A UGT-SP realizou na manhã desta quarta (8) uma teleconferência para debater a atuação das entidades sindicais diante da ameaça do Covid-19 e analisou também a MP-936, após a medida liminar concedida pela Supremo Tribunal Federal.

A reunião virtual contou com a participação do professor Raimundo Simão de Melo, autor de vários livros e artigos, dentre eles “Flexibilização dos Direitos Trabalhistas por Meio de Negociação Coletiva”, de fevereiro de 2020, publicado na Academia Brasileira do Direito do Trabalho, da qual é Membro Titular, além de dirigentes de nossa Central Sindical e de representantes de sindicatos filiados.

O especialista convidado traçou um panorama da situação atual em relação às possibilidades de atuação dos sindicatos frente à pandemia, incluindo análise da MP 936 e da Medida Liminar concedida pelo Supremo. Indagado por um dos sindicalistas, respondeu que não é possível estabelecer um critério único que seja modelo, mas sugere que o sindicato deva encontrar um padrão médio a seguir e adaptá-lo de acordo com as condições que cada negociação apresentar.

O presidente Amauri Mortágua classificou como necessário, oportuno e mais um sucesso este evento da UGT-SP. “Nesta teleconferência, se procurou trazer diretrizes para o enfrentamento da crise, através de um espaço onde dirigentes e advogados formularam questões, indicaram caminhos ou defenderam suas teses, enriquecendo sobremaneira o debate de nossa Central, servindo de embasamento para suas ações”, avaliou.

Rogério José Gomes Cardoso, tesoureiro da Central, lembrou que, mesmo diante da impossibilidade de realização de encontros presenciais, a Central vem buscando alternativas para manter seus filiados informados. “Neste atual cenário, é preciso que haja um amplo debate em busca de soluções. Desta maneira, estas teleconferências são muito importantes, pois permitem, mesmo que à distância, a troca constante de ideias”, avaliou.

Já a secretária Eliana Zotesso Ramos destacou que diante de tantas mudanças, é necessário manter-se atualizado. “A participação do professor Raimundo Simão de Melo foi muito importante e agregou muito valor a esta conferência. Esta iniciativa mostrou, mais uma vez a agilidade da UGT-SP na missão de manter informados todos os seus filiados, mesmo diante das limitações impostas pelo atual cenário”, elogiou. 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.