Ações do Sintetel durante a pandemia visam preservar vida, salário e renda*

07/06/2020

As ações que o Sintetel vem negociando com as empresas para colocar os trabalhadores em home office, férias, banco de horas, suspensão dos contratos de trabalho, licença remunerada, foram extremamente positivas e conseguiram diminuir substancialmente o número de trabalhadores nos sites de forma presencial.

O Sintetel representa cerca de 250 mil trabalhadores em telecomunicações em todo o Estado de São Paulo nos três segmentos do setor: operadoras, prestadoras e teleatendimento.

O Sintetel e a sua Federação (Fenattel), ambos filiados à UGT, conquistaram, também, a garantia de renda e a manutenção dos benefícios em 12 estados brasileiros em que atuam seus sindicatos em telecom filiados. “Fomos incisivos na determinação de que não faltassem luvas, máscaras, álcool gel e pantufas e, juntamente com o Ministério Público do Trabalho, estamos fiscalizando para fazer com que as empresas cumpram os acordos”, explica Almir Munhoz, presidente do Sintetel.

O Sintetel e a Fenattel encaminharam cartas às empresas para preservar a saúde e a vida dos trabalhadores. “Além disso, cobramos das empresas o cumprimento das orientações para conter a pandemia, solicitando que elas informem se as medidas determinadas pelo MPT para a prevenção do contágio dos trabalhadores estão sendo acatadas”, destaca Almir Munhoz.

Os diretores do Sintetel estão em constante contato com as empresas para saber se estão tomando as medidas de prevenção ao coronavírus. Além disso, estão atendendo remotamente e fiscalizando as denúncias recebidas dos trabalhadores.

“Efetuamos também o procedimento de homologações online para não deixar desamparadas as pessoas que necessitam realizar o processo durante este período de isolamento”, conclui Munhoz.

Esse diálogo com o trabalhador, que está no dia a dia da empresa, contribui para que ações do Sintetel sejam mais assertivas.Por isso, reforçamos a importância de que você, trabalhador, esteja firme conosco!