Condutores fazem protestos nos terminais de ônibus pelo retorno de 100% da frota

10/06/2020

Portando faixas, os condutores fizeram manifestações nos terminais de ônibus da cidade de São Paulo, na tarde desta terça-feira (09). A categoria cobrou da Prefeitura e dos empresários a circulação de toda a frota de ônibus a fim de evitar que os coletivos circulem superlotados. Outra preocupação dos manifestantes foi com a garantia do emprego.

O deputado federal e presidente do sindicato, Valdevan Noventa, concedeu entrevistas a diversos veículos de imprensa, explicando que a entidade não permitirá que trabalhadores sejam expostos à contaminação por falta de veículos circulando. “A flexibilização resultou na superlotação dos veículos. Não podemos aceitar essa situação, assistindo cenários preocupantes em que estão os trabalhadores. A frota precisa voltar à ativa”, disse Noventa.

A direção do Sindmotoristas já havia encaminhado ofício ao Poder Público, mas não houve resposta a esses apelos.
“O sindicato tem feito várias ações para que seja respeitado dentro dos ônibus o distanciamento social, hoje, a única arma que se tem para evitar a contaminação pelo COVID 19”, declarou o presidente interino (em exercício) da entidade, Valmir Santana da Paz (Sorriso).

FLEXIBILIZAÇÃO DA QUARENTENA

Com a questionável flexibilização da quarentena a preocupação dos condutores é justificável. “Se os ônibus continuarem transitando abarrotados de gente, o transporte público pode virar uma “incubadora” do vírus”, enfatizou Sorriso.

DATENA INTERMEDIA PROTESTOS

5A9806E3-95EF-492B-B8E1-634833F7AFB4-300

O apresentador do programa “Brasil Urgente”, José Luiz Datena, declarou apoio aos sindicalistas e trabalhadores ao vivo. Durante os protestos, Datena entrevistou Noventa por telefone, concordando com as razões do protestos, afirmando ainda, que admira a postura que Valdevan Noventa conduz os movimentos da entidade “Você é um homem de palavra, esses protestos são pacíficos e justos”, afirmou o apresentador.

Datena ainda intermediou um debate entre Valdevan Noventa e o vereador Milton Leite, o qual resultou no agendamento de uma reunião amanhã, às 8h, na sede da Prefeitura.

MOVIMENTO DÁ RESULTADO

Tão logo encerraram os protestos nos terminais, o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, se pronunciou sob a manifestação comandada pelo Sindmotoristas.
O Secretário disse que respeita o movimento dos condutores e que, a partir desta quarta-feira (10), 92% da frota estará em circulação.

Para o sindicato, sem dúvida, foi um avanço significativo, mas que a categoria só se sentirá contemplada em suas reivindicações com 100% dos ônibus nas ruas.

Fotos: Denis Glauber