Jovem auxiliar de limpeza luta contra o preconceito e a “invisibilidade pública” da categoria

29/06/2020

Luany Raquel de Sales, 24 anos, começou a trabalhar aos 19, como auxiliar de limpeza. Iniciou limpando trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e atualmente exerce a mesma função nas estações da empresa, por intermédio de uma empresa terceirizada. Ela completou o ensino médio e decidiu não ingressar na faculdade. Conta que pretende “um dia monta uma loja ou trabalhar com fotografias”, que é o seu sonho. Mora próximo à estação Dom Bosco, em Itaquera, Zona Leste, onde trabalha há 4 anos e sete meses. Segundo ela, é com esse trabalho que sustenta a casa e alimenta a filha, Maria Hellena, de dois anos.

No dia 20 de junho Luany fez um post no Facebook e Instagram enaltecendo a profissão e se dizendo orgulhosa por trabalhar no setor de limpeza.

Luany_Raquel_de_Sales_post_facebook.jpg

Moacyr Pereira, presidente do SIEMACO São Paulo, sindicato que representa a categoria na capital, enaltece a importância da valorização profissional, mas também o reconhecimento desses trabalhadores fora do expediente. "Fazemos muitos trabalhos de visibilidade, sempre enfatizando a importância do ser humano. Até concursos de beleza já promovemos. Mas também palestras, cursos e trabalhos que mostrem esses trabalhadores e trabalhadoras que tem um impoirtante papel na nossa sociedade", enfatiza.

Segundo Luany, a postagem foi feita de maneira despretensiosa, mas atingiu o objetivo. “Espero que as pessoas entendam e respeitem as profissionais da limpeza. A gente está ali para fazer o nosso melhor. Recebemos muitos julgamentos e olhares maldosos. Há bastante preconceito. Às vezes ficamos com a impressão de que as pessoas têm nojo da gente. Mas pra mim não é uma vergonha: qualquer um pode estar sujeito a ter que fazer um trabalho assim”, disse.

A rotina diária é dura, porém compensadora. “O expediente é cansativo, exaustivo. Trabalho numa escala de 5 x 1. A minha rotina é ir de casa para o trabalho e vice e versa. Já sofri muito bullying. Comecei muito nova. Mas me sinto bem, é daqui que tiro o meu sustento”, complementa.

Quanto aos planos para o futuro, Luany é bastante sincera. “Todo mundo que trabalha na limpeza sonha em sair um dia. Eu trabalho de cabeça erguida e tenho muito orgulho do que faço. Eu não preciso desdenhar de ninguém. Sei o quanto é duro ganhar vida na limpeza”, relata.

Consciente do seu papel na sociedade, Luany enaltece a amizade no ambiente de trabalho. “A parte boa é a troca de experiências com pessoas mais velhas, mais vividas, gente do bem, que dá bons conselhos. Elas sabem lhe dar com situações difíceis”.

E também pontua as adversidades. “A parte ruim é o olhar dos outros, o julgamento. Tem gente que não toca na gente, não abraça, não cumprimenta direito... Muitas pessoas têm um ar de superioridade, mas ninguém é melhor do que ninguém. A humilhação e muito grande. Eu sou nova, mas mesmo assim sinto na pele o julgamento, o enojamento das pessoas, que julgam, condena, falam mal.... Trabalhar na área me ensinou muito o que é ter respeito pelas pessoas. Estou sempre disposta a aprender. Não é fácil sentir que a pessoa não se aproxima, não te toca, tem nojo de você. Essa é a parte pior”,

Por fim, revela a inspiração para publicar o post nas redes sociais. “Me inspirei numa colega de trabalho e resolvi fazer o mesmo, para enaltecer as meninas e mostrar que somos gente como qualquer um. O funcionário da limpeza não é um pobre coitado, não é sujo e nem ruim. Isso tem dignidade... A gente tem de agarrar as oportunidades, tem de ser forte a todo o momento. Ela (a colega de trabalho) também é uma mãe, que cria o filho e me despertou a dignificar a nossa profissão. Quem nos vê fora do trabalho não faz ideia do que passamos, mas sou uma funcionária da limpeza sim e tenho orgulho disso. Sou uma trabalhadora, como qualquer outra”, finaliza.

Luany_Raquel_de_Sales_4.jpg Luany_Raquel_de_Sales_3.jpg

Luany_Raquel_de_Sales_1.jpg Luany_Raquel_de_Sales_2.jpg