Motoboys apontam aumento nos acidentes e homenageiam profissionais da reabilitação

30/06/2020

Presidente interino do Sindimoto, Gerson Silva Cunha afirma que havia 280 mil motoboys na Grande SP antes da pandemia e que o número praticamente dobrou desde março. “Por causa da pandemia, aumentou o número de entregadores e de acidentes envolvendo motocicletas. A rede Lucy Montoro tem feito um trabalho de reabilitação, de orientação dos motoboys sequelados. Neste último mês, são quatro motoboys sem as pernas e a rede está fazendo o trabalho de reabilitação”, diz.

Cunha também critica a falta de apoio de empresas de entrega por aplicativo no momento em que um trabalhador sofre um acidente. “Acaba sobrando para o estado. Elas não têm responsabilidade nenhuma, devido à precarização. Vem instaurando um caos na categoria”, afirma.

A homenagem feita pelos motoboys emocionou os profissionais da rede Lucy Montoro. “A gente tem um aumento nos óbitos e também nos acidentes graves. Nesta semana mesmo, recebemos seis novos pacientes desse grupo. A faixa etária de quem trabalha nessa área é dos jovens, muitos sem recursos da empresa que compra o serviço deles e do sistema governamental também. Existe aí um bom modelo de melhorias [para ser aplicado]”, afirma a presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação HCFMUSP, Linamara Rizzo Battistella.

Linamara conta que foi feito um vídeo com uma série de orientações para os motoboys, que são vistos por ela como essenciais um momento como o atual. “A sociedade não se dá conta de que aquele trabalhador tão importante não está sendo adequadamente remunerado. E a gente ver o jovem chegar aqui sem perna, paralisado, é muito triste”, afirma.

Em meio a tantas notícias tristes, a porta-voz da rede de reabilitação vê motivo de esperança. “Acho interessante como essa pandemia aflorou também esse sentimento de solidariedade e respeito, dessa gratidão”, diz.

Fonte: Agora SP