Levantamento atualizado da Secretaria de Saúde do Sindmotoristas registra novos casos de COVID 19 na categoria

16/07/2020

O coronavírus infelizmente continua fazendo vítimas na categoria. Levantamento recente da Secretaria de Saúde do Sindmotoristas aponta que os casos de contaminação não param de crescer. Ao todo são 747 casos suspeitos, 208 confirmados e 52 mortes, sendo nove delas já confirmadas e outras 43 aguardando o resultado dos exames.

Mesmo com a adoção de algumas medidas protetivas, a situação dos trabalhadores em transportes é alarmante. Em razão da profissão, os condutores estão mais expostos ao contágio do vírus. Também, há outro agravante a se considerar: o distanciamento social não é respeitado dentro dos coletivos, que têm circulado diariamente abarrotados de pessoas.

“A nossa categoria tem enfrentado dias de dor e tristeza. Nesses quase cinco meses de pandemia, perdemos ao menos 52 amigos e famílias seus entes queridos para este vírus maldito. Mas, não podemos parar. O sindicato segue unido com os trabalhadores e com a população. Eu acredito que juntos vamos vencer o COVID 19”, afirmou o presidente em exercício da entidade, Valmir Santana da Paz (Sorriso).

Essa semana, o Governo de São Paulo disse que o estado está entrando em uma fase de platô da pandemia, o que indica um pico contínuo. A informação não diminuiu a gravidade da crise de saúde pública, os números de ocorrências continuam altos e preocupantes.

LUTA CONTÍNUA!

Desde março, o Sindmotoristas tem liderado uma luta para garantir minimamente segurança e proteção para os trabalhadores. Ganhou ação na justiça, que obriga todas as empresas de ônibus do sistema a fornecerem regularmente máscara e álcool em gel para seus funcionários.

O sindicato protocolou junto ao Poder Público ofício solicitando a instalação de divisórias de acrílicos próximas aos assentos do motorista e do cobrador. E, tem travado publicamente uma queda de braço com a Prefeitura e com os empresários de ônibus pelo retorno de 100% da frota de ônibus às ruas.

O embate, com denúncias e protestos, ganhou repercussão na mídia nacional.