CONTEC: 62 anos de luta em nome dos bancários e securitários brasileiros

28/07/2020

Neste 28 de julho, a CONTEC completou 62 anos de luta em prol dos trabalhadores do sistema financeiro.  A diretoria executiva da entidade agradece as inúmeras felicitações recebidas por email e destaca que o momento atual, apesar da pandemia, é de comemoração.

Comemorar com muito orgulho, as mais de seis décadas de batalhas vencidas, as conquistas de direitos, e a força de uma entidade, que une e agrega e une trabalhadores em torno de seu grande objetivo: buscar melhorias e qualidade de vida para os bancários e securitários brasileiros.

A trajetória da entidade iniciou-se em 1958, quando no Rio de Janeiro-RJ, foi oficializada a criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – CONTEC. Seis anos após, a entidade sofreu intervenção do Ministério do Trabalho, e o então presidente, Aluysio Palhano Pedreira Ferreira foi preso, torturado e assassinado pelas forças do regime autoritário, que dirigiu o país de 1964 até 1985.

Passou por nova intervenção do mesmo Ministério do Trabalho de 1972, sendo o presidente, à época, Ruy Brito de Oliveira Pedroza. A intervenção só foi substituída, em 1975, por uma Junta Governativa integrada por bancários, em virtude da visita ao Brasil, do Diretor-Geral da OIT – Organização Internacional do Trabalho, o belga Francis Blanchard.

Com o restabelecimento da democracia, a CONTEC passou a ter vida administrativa e política independente, embora ainda padeça de certa “discriminação” por não se vergar a governos, partidos políticos ou patrões. A CONTEC se orgulha de representar os trabalhadores e por isto, realiza negociações e entendimentos republicanos – com todo e qualquer governo legitimamente constituído – continuarão ser realizados, com base na autonomia e independência.

Em todos estes anos, a postura da CONTEC tem sido esta, por ser a única maneira ética de bem representar e defender os direitos e interesses dos bancários e securitários brasileiros.

É uma luta grande, com caminho árduo, mas estamos convictos de que poderemos juntos comemorar mais muitos anos de vida para a CONTEC!

Estamos juntos! Vida longa a NOSSA CONTEC!