Desemprego no comércio preocupa Sincomerciários de Ribeirão Preto

05/08/2020

Presidente Regina Zagretti externou essa preocupação em entrevista à TV Thathi

O Sindicato dos Comerciários de Ribeirão Preto tem enfrentado muitos desafios diante da pandemia da Covid-19 e o pior deles é o fantasma do desemprego, pois a região já atingiu mais de 10 mil trabalhadores, a maioria no setor de comércio. No Brasil, só em junho e julho, 2 milhões de trabalhadores perderam seus postos de trabalho.

Segundo o Sindicato, em Ribeirão, é comum ver empresários, comerciantes e grupos de trabalhadores desesperados em busca de soluções para que haja a reabertura do comércio, inclusive com a realização de protestos em frente à Prefeitura pedindo providências para flexibilização maior das atividades econômicas.

A presidente do Sincomerciários, Regina Pessoti Zagretti, demonstrou preocupação em recente entrevista à TV Thathi. Confira alguns trechos:

“Sabemos que a situação é crítica no que se relaciona à saúde da população, mas é preciso que todos colaborem para que possa haver uma flexibilização e possamos retornar ao trabalho, com toda cautela que o momento requer.”

“Acredito que teremos muitas dificuldades mesmo com a reabertura das lojas, pois estamos há mais de 120 dias fechados e ainda não sabemos a evolução da doença em nossa região, quando será o pico, e quando será possível o retorno seguro.”

“Ainda temos o impasse para as mães e pais comerciários, se voltarem ao trabalho, onde ficam as crianças? Se as escolas abrirem, como fica o risco da contaminação? São perguntas que não temos respostas.”

“Os problemas para a classe trabalhadora não cessam por aí, muitas empresas estão sem estoques, sem faturamento e sem caixa, os empregados sem dinheiro, e com medo de perder o emprego. Quando há a dispensa, o patrão não tem fundos para pagar as verbas rescisórias, sendo necessário parcelamento. Estamos ao lado do trabalhador, e nesse momento nosso papel é o de apoiar medidas que amenizem toda essa situação e que sejam as menos dolorosas para todos.”