UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comando Nacional e Fenaban definem Calendário de Negociação


05/08/2020

Bancos negam a ultratividade

 

Nesta sexta-feira, 31, o Comando Nacional se reuniu com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) por meio de videoconferência. Durante o encontro foi fechado o calendário de negociações da Campanha Nacional dos bancários que terá início no próximo dia 04 de agosto com o tema Teletrabalho (Home Office), já a pauta do dia 6 será sobre Emprego. O processo de negociação foi dividido em blocos temáticos. Entre os dias 11 e 14 de agosto, o Comando e a Fenaban voltam a se reunir para tratarem sobre as pautas saúde e condições de trabalho, igualdade e cláusulas sociais. O terceiro bloco, entre os dias 18 e 21, abordará as cláusulas econômicas e por fim, no quarto bloco, previsto para ocorrer entre os dias 25 e 28, retomam-se as discussões sobre as cláusulas econômicas e pendências de rodadas anteriores.

Ainda durante o encontro, os bancos negaram a questão da ultratividade, reivindicação dos bancários.

 

“Tivemos a definição dos temas e as datas para iniciarmos as negociações. É importante que a categoria acompanhe de perto seu sindicato para sairmos vitoriosos nessa campanha. Vamos à luta!”, diz Jeferson Boava, presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP MS).

 

Negociações

Entre as reivindicações apresentadas está a de aumento real de 5%, a manutenção dos direitos, dos empregos e da mesa única de negociação, além de questões referentes à saúde dos trabalhadores e normas para o teletrabalho. As reivindicações tomaram por base a consulta, também disponibilizada na página da Feeb aos sindicatos filiados, que contou com quase 30 mil bancários.

Do total de respostas da consulta, 71% dos entrevistados optaram pelo aumento real de salário. Nas cláusulas sociais, 79,7% das respostas apontavam a manutenção dos direitos como prioridade. Outras 69,1% mencionaram a prioridade como a defesa da saúde e melhores condições de trabalho.

 

Home Office

A nova cláusula da CCT deve contemplar os seguintes pontos: o trabalho não pode ser imposto aos bancários; os custos do teletrabalho devem ser arcados pelos bancos; e fornecimento de equipamentos de trabalho e ergonômicos. E mais: proibida a retirada de direitos dos bancários que desempenharem as funções em suas casas, à exceção do vale-transporte/combustível, que deve ser fornecido proporcional aos dias de trabalho presencial nos bancos; e trabalho nos bancos uma vez por semana, no mínimo.

 

Entrega de Minuta Banco do Brasil

 

Após as negociações, o CEBB – Comissão de Empresa do Banco do Brasil entregou a minuta de reivindicações à Fenaban e ao Comando Nacional. A importância da representação feminina na coordenação, negociação, comando e comissões, à frente do movimento sindical, na política e nas questões trabalhistas foi destacada durante o encontro.

 

Representantes dos trabalhadores também ressaltaram a importância da mesa única e da participação do BB na mesa única. “Apesar de estarmos entregando a minuta específica do BB, que trata das nossas especificidades, as negociações precisam ser parte da construção conjunta da mesa única. É muito importante conseguirmos renovar o acordo e garantir a manutenção dos direitos conquistados”, explica Elisa Ferreira, representante da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O calendário de negociações do Banco do Brasil deve ser definido em breve.

Minuta do Banco do Brasil

 

Confira o Calendário de negociação Fenaban

 

04/08 – 11h Teletrabalho

06/08 – 14h Emprego

11/08 – 14h Saúde e Condições de trabalho

13/08 – 11h Igualdade

14/08 – 11h Cláusulas Sociais

18/08 – 11h Cláusulas Econômicas

20/08 – 11h Cláusulas Econômicas

21/08 – 11h Cláusulas Econômicas

25/08 – 14h Debate das pautas apresentadas

26/08 – 14h Debate das pautas apresentadas

27/08 – 14h Debate das pautas apresentadas

28/08 – 11h Debate das pautas apresentadas

 

Fonte: http://www.feeb-spms.org.br/




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.