FEDERAÇÃO E SINDICATOS DOS BANCÁRIOS AVALIAM A CAMPANHA SALARIAL DE 2020

14/09/2020

Os dirigentes da Federação dos Bancários do Estado do Paraná e dos Sindicatos dos Bancários de Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Goioerê, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e União da Vitória, reuniram-se, por vídeo conferência, no dia 10 de setembro de 2020 para avaliação dos resultados da campanha salarial dos bancários deste ano.

Para Gladir Basso - que preside a Feeb/PR e o Sindicato de Cascavel - "a campanha de 2020 foi vitoriosa, se considerarmos que na atual situação do país e do mundo, em que a pandemia da Covid-19 vem impactando fortemente a economia do país e acarretando a demissão de milhares de trabalhadores, os bancários conseguiram garantir até agosto de 2022 todos os benefícios conquistados nas campanhas anteriores, com a renovação da convenção coletiva de trabalho e dos acordos coletivos dos bancos públicos."

Os dirigentes dos sindicatos filiados também avaliaram positivamente o resultado da campanha salarial, salientando que, além da preservação das cláusulas sociais, os bancários conseguiram reajuste salarial de 1,5%, além de um abono pecuniário de dois mil reais; a correção do auxílio alimentação e refeição pela inflação dos últimos doze meses; a garantia de que em 2021 receberão reajuste acima da inflação, além de manter a regra de cálculo da participação no lucros e resultados praticada nos anos anteriores.

Ainda foi observado que as entidades sindicais e os bancos estão firmando acordos para teletrabalho durante a pandemia, garantindo-se, assim, os empregos dos bancários e condições para que exerçam suas funções a partir de suas residências, com segurança evitando o contágio pelo coronavírus.