Bancários realizam ações nas redes sociais e nas ruas contra demissões

15/10/2020

Itaú, Bradesco e Santander dispensam trabalhadores e quebram compromisso público de não demitir assumido no início da pandemia

Bancários de todo o país realizam realizam nesta quinta-feira (15) ações nas redes e nas ruas contra as demissões nos bancos. Segundo os sindicatos da categoria, os três maiores bancos privados do país – Itaú, Bradesco e Santander – insistem em demitir trabalhadores em meio à pandemia de coronavírus, quebrando um compromisso público assumido no início da crise sanitária.

Em São Paulo, as atividades estarão concentradas na região da Avenida Paulista, maior corredor financeiro da América Latina.

Além dos atos de rua, que respeitarão as recomendações sanitárias em relação à pandemia de coronavírus, bancários promoverão uma grande mobilização no Twitter nesta quinta-feira. O tuitaço dos bancários contra as demissões acontecerá a partir das 11h, quando os trabalhadores irão postar protestos contra as demissões acompanhados da hashtag #QuemLucraNãoDemite.

A pandemia não acabou, mas o Santander demitiu mais de mil bancários em 2020. Outras 400 demissões foram feitas pelo Itaú e o Bradesco se nega a cancelar as 427 demissões realizadas até o momento.

Lucros e mais lucros

Por outro lado, somados, Itaú, Bradesco e Santander atingiram lucro de R$ 68,8 bilhões em 2019. No primeiro semestre de 2020, mesmo em meio à crise sanitária e econômica, somam R$ 21,7 bilhões em lucro. Já os ativos dos três bancos chegaram a R$ 4,6 trilhões, alta média de 18,6% em doze meses.

As carteiras de crédito somadas também tiveram alta, 18% em doze meses, alcançando R$ 1,9 trilhão no primeiro semestre deste ano. Somente com o que arrecadaram com prestação de serviços e tarifas cobradas dos cliente, Itaú, Santander e Bradesco embolsaram R$ 40,7 bilhões no primeiro semestre de 2020.

“Os números provam que Itaú, Santander e Bradesco podem e devem honrar o compromisso de manter os empregos dos bancários, que constroem seus resultados, enquanto perdurar a pandemia. Nas nossas ações nas redes sociais, principalmente no Twitter, estamos recebendo um apoio enorme dos clientes e da sociedade em geral, o que mostra que estamos corretos na nossa reivindicação, na defesa dos nossos empregos”, enfatiza a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.

Fonte: Rede Brasil Atual