UGT Contec entregam pauta salarial dos bancários à Fenaban

30/07/2013

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), juntamente com a CONTEC e suas federações filiadas, entregou, na tarde dessa terça-feira, (30) à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) a pauta de reivindicações dos bancários para a Campanha Nacional de 2013. O documento foi aprovado no XLII Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários, realizado no mês de julho, em Salvador na Bahia. A primeira reunião do início das negociações ficou agendada para o dia 12 de agosto, a partir das 14h30, em SP, onde será abordado o tema da Saúde.

Para o início do diálogo em defesa do trabalhador bancário, dirigentes sindicais da UGT estiveram presentes em solenidade oficial, que contou com a participação dos diretores e representantes de negociações dos maiores bancos, como Itaú, Bradesco, HSBC, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O vice-presidente da UGT, Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec) e coordenador geral da campanha salarial, entregou a pauta para negociação ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal.

Estamos entregando a pauta de reivindicações dos bancários ligados à UGT, onde estamos reivindicando fundamentalmente a inflação medida no período pelo INPC, mais o ganho real de 5%. Uma pauta até modesta. Também entendemos necessário que os bancos concedam este ano um piso salarial com base no piso do Dieese, que hoje é R$ 2.860, sendo que o piso da categoria hoje é de R$ 1.519. Também temos que combater com todas as forças o assédio moral, que é muito grande no meio dos trabalhadores do sistema financeiro", defende Lourenço do Prado.

Além da questão salarial e participação nos lucros, foi levantada a discussão em torno da saúde do trabalhador. "Aqui discutimos saúde, segurança, as nossas condições sindicais, as relações de trabalho e os benefícios. O sistema financeiro e a Contec assinam a Convenção Coletiva de Trabalho que inclui benefícios como auxílio-creche, auxílio-alimentação, cesta básica e outros", explica Rumiko, Diretora de Finanças da Contec e diretora da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente da UGT.

Para Edson Roberto dos Santos, presidente do Sindicato dos Bancários de Franca (SP) e diretor da Federação dos Bancários de SP e MS e o Secretário para Assuntos de Finanças e Créditos da UGT, "a reunião de hoje foi de extrema importância, porque é um pontapé inicial para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014".

É necessário chegarmos a um entendimento. Para Murilo Portugal, "a expectativa, este ano, é de ter uma boa dinâmica de negociação, que gerem resultados, considerados positivos a todos no final".

Nindberg Barbosa dos Santos, presidente do Sindicato dos Bancários do Amazonas e da UGT-AM destacou a transparência na negociação para o processo de fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho. "Esperamos que isso seja bom para os dois lados. Esperamos que os banqueiros se sensibilizem bastante e consigamos ter as melhorias que a categoria espera", ressalta.

Produtividade, diálogo e dinamismo, são itens chaves para que se possa fazer gerar uma boa Convenção Coletiva de Trabalho. "Temos que estabelecer um tempero, uma forma de combinações que seja célere dentro do possível, que tenha uma campanha salarial de pressões e contrapressões sem termos que chegar num processo de paralisação. O movimento sindical não deseja isso. Entretanto, em outros momentos, só restou ao movimento sindical, apenas o recurso último. Entre as nações é a guerra, entre nós é a questão das paralisações", diz Lourenço.

Principais itens da pauta dos bancários:

• Reajuste salarial de 11,93%: 5% de aumento real, além da inflação projetada de 6,6%