Seminário internacional da UGT reforça alto nível das palestras sobre o movimento sindical

29/04/2014

O segundo dia do "Seminário Internacional: Sindicalismo Contemporâneo", que está acontecendo nesta terça-feira (29/04), em São Paulo, no Novotel, Center Norte, e é promovido pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com a CESIT / UNICAMP (Centro de Estudos Sindicais de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas), começou debatendo a conjuntura do movimento sindical brasileiro ao abordar o Sindicalismo no Capitalismo Contemporâneo, tema discutido na primeira mesa.

O palestrante Mike Fichter, economista e pesquisador da Global Labor University, ressaltou que o sindicalismo hoje já não atua de forma individual e exclusivo para uma determinada categoria. Atualmente a luta é mundial e está fortalecida em centrais sindicais internacionais e a atuação dessas entidades, hoje, não se resume apenas a melhoria salarial ou ampliação de direitos trabalhistas. A organização da classe trabalhadora luta pelo bem estar e pela dignidade da população buscando manutenção e ampliação de empregos, transporte público de qualidade, saúde, educação, entre outros pontos que envolvem crescimento social das nações.

Armando Boito, professor titular de ciência política da UNICAMP, ressaltou que os sindicatos são multiplicadores de ações e a classe trabalhadora hoje não vê o seu sindicato como a organização que vai lutar apenas no seu emprego. "O sindicalismo já não é mais as relações sociais dentro de fábricas, ele incorpora na sua luta a economia e isso passa a acontecer a partir da década de 90."

Para Canindé Pegado, secretário Geral da UGT, os trabalhadores que estão entrando no mercado de trabalho tendem a se preocupar com a manutenção de seus empregos e acabam não se envolvendo com o seu sindicato, mas procuram suas instituições quando as empresas os demite para contratar outros profissionais que, com cargo e remuneração inferior, realizam as mesmas funções que ele. Isso mostra que o sindicato precisa mudar para atrair cada vez mais esses jovens. Pegado argumentou que falta mais rigor e força na unidade de representação e que, por exemplo, as entidades sindicais estão, gradativamente, aumentando sua atuação em setores como no Congresso Nacional, que ainda é uma casa muito representativa e menos participativa em relação a atuação da classe trabalhadora e da população em geral.

As palestras continuam em alto nível nesta tarde que, como sequência dos trabalhos abordará mais dois temas relacionados às Tendências das relação de trabalho e impacto na organização sindical e Sociedade, economia e trabalho: visão dos trabalhadores.
O evento é transmitido ao vivo pelo site nacional da UGT.

Por Fábio Ramalho - imprensa UGT / Fotos : FH Mendes

Para ver mais fotos CLIQUE AQUI.