Secretaria de Juventude da UGT participa do 23º Congresso Sindical Comerciário

20/10/2014

A Secretaria de Juventude da UGT participou do 23º Congresso Sindical Comerciário, que ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de outubro, na cidade de São Pedro-SP. O evento, promovido pela Fecomerciários, contou com a presença de representantes dos 68 sindicatos filiados, num total de aproximadamente mil pessoas.

Dentre os temas, Gustavo de Pádua Walfrido, Secretário de Juventude da UGT, falou sobre o perfil da juventude trabalhadora, os sindicatos e sobre os desafios e oportunidades para aproximar os jovens das entidades.

Segundo Gustavo, “tanto o jovem quanto o mundo mudaram e, nesse sentido, o sindicato precisa mudar na mesma velocidade. A estrutura sindical e a atuação dos sindicatos avançaram nas últimas décadas, mas é preciso caminhar e avançar um pouco mais”.

A palestra ainda apresentou dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) sobre a juventude sobre a relação do jovem com a qualificação e com o mercado de trabalho. Trouxe, ainda, dados sobre a participação da juventude no mercado de trabalho, desemprego e sobre a importância do setor do comércio para a inserção do jovem do mundo do trabalho.

A apresentação abordou, também, a necessidade de aproveitar a energia do próprio jovem para aproximar e convencer os outros. Conciliar a experiência e o vasto conhecimento das incríveis lideranças que o sindicalismo comerciário possui, com a energia e a criatividade das jovens lideranças que surgem é um diferencial estratégico para qualquer entidade sindical que queira realmente se aproximar do jovem. “É importante unir passado e presente; com o presente e o futuro representados pela juventude”, avalia Gustavo.

Ainda segundo o secretário, “é preciso reverter um quadro de descrença do jovem trabalhador em relação aos sindicatos. Nós temos força, estrutura e pessoas para isso. É preciso comunicar de forma mais eficiente e tornar o sindicato algo essencial na vida do trabalhador”.

O Secretário de Juventude da UGT concluiu sua apresentação falando sobre a UGT e o trabalho realizado na Central, colocou o coletivo UGT Jovem à disposição da categoria comerciária.

Categorizado em: Secretaria da Juventude,