Eleição, palestras e filiações marcam plenária da Regional Oeste da UGT-Paraná

26/11/2014

Foi realizada na cidade de Cascavel (PR), dia 20/11, a Plenária Regional Oeste da UGT-Paraná. O evento reuniu mais de 100 dirigentes sindicais de diversas categorias profissionais.

Além da eleição da nova diretoria, aconteceram várias palestras ministradas pelos próprios dirigentes da Regional Oeste. O companheiro Edionir Piaia, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Particulares da Região Oeste (filiado à UGT), abordou questões relacionadas às “Mudanças na Estrutura Educacional”, lembrando sobre a falta de respeito dos governantes para com os educadores. O sindicalista fez alguns comparativos em relação a outros países como o Japão e a Coréia do Sul, onde os professores são reverenciados e idolatrados. Falou ainda das péssimas condições de trabalho e de salários da maioria dos profissionais da educação.

Já a companheira Maria Benvinda, do Sindicato dos Frentistas de Cascavel e Região (filiado à UGT), falou sobre a campanha “Pare no Automático!”, voltada para quem pede para encher o tanque de combustível até a boca, além da trava de segurança, colocando em risco a saúde dos frentistas, expostos toxicamente ao Benzeno (que é um perigoso elemento químico presente nos combustíveis).

O companheiro Luiz Carlos Silva de Oliveira, presidente da FESMEPAR - Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Estado do Paraná (filiada à UGT), apresentou o tema: “Organização Sindical no Serviço Público”, abordando questões como a convenção 151, da OIT; Valorização da categoria e combate ao assédio moral e sexual no local de trabalho.

As palestras foram bastante elogiadas pelo presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi. “Mais uma vez parabenizo a direção da Regional Oeste da UGT-PARANÁ, pois de forma caseira, mostramos o alto nível dos dirigentes que compõem a direção da UGT. Entendo que esses temas devem ser levados para as reuniões das entidades filiadas, colaborando assim para a divulgação dos princípios de ética, cidadania e inovação, que norteiam as diretrizes da União Geral dos Trabalhadores”.

Outros temas foram lembrados durante o evento, como o “Novembro Azul”, que trata dos riscos de câncer de próstata nos homens e o dia da Consciência Negra. Presente ao evento, o presidente da UGT-LITORAL, Jaime Ferreira, lembrou que o câncer de próstata é o segundo fator que mais mata os homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. “Infelizmente a maioria dos homens possuem o que chamamos de síndrome de “super-homem”, ou seja, não admitem fraqueza e acham que têm o corpo fechado para doenças, e esse é um dos motivos que fazem com que as mulheres tenham uma expectativa de vida de 6 a 8 anos a mais. Precisamos conscientizar todos da necessidade de procurar ajuda médica e fazer os exames preventivos necessários”, disse Jaime.

Já o sindicalista Celso da Silva, diretor da Regional Oeste da UGT-PARANÁ e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Públicas de Cascavel (filiado à UGT), falou do dia da “Consciência Negra”, comemorado em 20 de novembro. Ele lembrou que nesta data, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares. Ele foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrados pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.

Outro motivo para a escolha dessa data foi o fato de que no Brasil o fim da escravidão é comemorado em 13 de maio. Nesse dia, no ano de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil. Porém, comemorar o fim da escravidão em uma data em que uma pessoa branca e pertencente à família real portuguesa, a principal responsável pela escravidão no Brasil, assinou uma lei pondo fim ao cativeiro faz parecer que a abolição foi feita pelos próprios escravistas e faz com que a abolição fosse apresentada como um favor dos brancos aos negros.

A escolha do dia 20 de novembro serviu, dessa forma para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão.

O evento teve ainda a formalização da filiação do SINTRASCOOM – Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas de Medianeira e Região à UGT. A entidade, presidida pelo sindicalista Beno Schroder é uma das entidades mais atuantes da região, com cerca de 10.000 trabalhadores regidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

Durante a apresentação que contou com a presença do 1º vice-presidente da UGT-PARANÁ e presidente da UGT Regional Noroeste, companheiro Leocides Fornazza (Léo), o companheiro Clair Spanhol, presidente da FETRACOOP – Federação dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas do Paraná (filiada à UGT), destacou a liderança de Beno Schroder e enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelo presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi. “A UGT no Paraná é uma central que congrega diversas categorias que independentemente de algumas divergências, convergem na luta pelas conquistas dos seus representados, e o companheiro Paulo Rossi tem sido um maestro, agregando e trabalhando pelos interesses de todos os segmentos”, concluiu Spanhol.

Ao final da plenária, foi aclamada e eleita por unanimidade a nova diretoria da Regional Oeste da UGT-PARANÁ, para o próximo triênio e que será presidida pelo dirigente frentista Antônio Vieira Martins. “Agradeço mais uma vez a confiança depositada por todos esses companheiros e companheiras dos sindicatos integrantes da Região Oeste do Paraná. Já avançamos muito nesses anos, mas ainda temos muito mais por contribuir no fortalecimento da UGT no Paraná e no Brasil”, disse emocionado o companheiro Toninho Frentista.

Fonte: UGT Paraná

Categorizado em: UGT - Paraná,