Presidente do Sindicato dos Frentistas de Guarulhos e Região participa de reunião sobre PLR na ANP

26/01/2015

Na última segunda-feira (19), Telma Cardia, presidente do Sindicato dos Frentistas de Guarulhos e Região, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), participou de um encontro com Francisco Nelson Castro Neves, Coordenador Geral do Escritório da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O objetivo da reunião foi conseguir com que a Agência disponibilize para a categoria o Relatório de Índice de Galonagem e Comercialização de Combustíveis nos Postos de São Paulo, documento que permite analisar, de forma individual, os parâmetros e comercialização de combustíveis em termos de volume e valores, o que para a categoria tem uma importância significativa, pois é um elemento importante de contestação ao costumeiro argumento de “baixa lucratividade dos postos”, usado pelo patronal para a não pagar a participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Para a categoria, a PLR é considerada um importante mecanismo para aumentar a renda e valorizar o trabalhador e a trabalhadora, mas como a Lei 10.101/2000, que regula a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados das empresas não obriga o empregador a fornecer o benefício, sua definição fica a cargo dos acordos coletivos. Desta forma, o item figura na pauta de reivindicações de 2015 dos 16 sindicatos de São Paulo e da Federação Estadual dos Frentistas (Fepospetro).

Segundo a presidente Telma, o coordenador da ANP prometeu empenho em relação a reivindicação da categoria e aproveitou o encontro para propor uma parceria entre o órgão e o sindicato para a capacitação de trabalhadores em áreas como atendimento e vendas, por meio de cursos promovidos pela Agência, o que será decidido em reunião que acontecerá na próxima semana.