Mulher ComVida reúne milhares de pessoas no Parque do Carmo em São Paulo

09/03/2015

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Mulher, realizou, em 8 de março, o evento Mulher ComVida, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo da ação é homenagear as cidadãs paulistanas e alertar toda a sociedade contra qualquer tipo de discriminação e de violência contra a mulher.

Realizado pelo segundo ano no Parque do Carmo, zona leste de São Paulo, o evento contou com a participação de milhares de pessoas que puderam usufruir, gratuitamente, de serviços de saúde, beleza, defensoria pública, empregabilidade, além de palestras e entretenimento.

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, esteve presente à ação. “Esse evento é muito importante, porque fortalece a mensagem de igualdade e respeito às mulheres. Por outro lado, presta um serviço à população, visando ao combate da violência, promoção da saúde, beleza, lazer e entretenimento. É uma festa que homenageia a mulher, mas é para toda a família”, disse o governador.

“Além de combater a violência contra a mulher, queremos conscientizar toda a população sobre o perigo das drogas – uma das maiores adversidades da nossa sociedade. Hoje é um dia de comemoração, mas também de conscientização do valor da mulher. Não podemos aceitar qualquer tipo de discriminação. Queremos uma sociedade de inclusão”, falou Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Também participaram do evento a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Leonora Menicucci, representando a presidente Dilma Rousseff; a secretária da Mulher do Município, Denise Motta Dau; Chiquinho Pereira, vice-presidente da UGT; deputado David Zaia; Cássia Bufelli, secretária da Mulher da UGT; entre outras personalidades políticas.

“Não poderia deixar de prestigiar esse evento. Nós sabemos como é a vida da mulher e apoiamos uma ação como esta, que reforça que a vida não é feita apenas de lutas e de trabalho, mas também de reconhecimento e momentos de lazer”, disse a ministra Leonora.

Entre os serviços oferecidos pelo Mulher ComVida, estavam palestras do Instituto Mutare. “Nosso papel é recuperar as pessoas do vício das drogas e promover ações que ajudem a mudar a vida não só do usuário, mas também da sua família. Trazer o Mutare para o Mulher ComVida é garantir serviços que ajudem na conscientização, na prevenção e na orientação para o público que, muitas vezes, busca informações e não tem”, explica José Gonzaga da Cruz, presidente do Mutare e vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

No estande da Secretaria da Diversidade do Sindicato, Elisângela Oliveira ficou esperançosa: “Estou desempregada há seis meses. Aqui, preenchi uma ficha para vagas operacionais que será encaminhada às lojas da C&C”.

Quem também foi encaminhada para uma entrevista, desta vez pelo CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), foi Andrea Santos da Silva, de 34 anos. “Espero que dê tudo certo, porque estou louca para voltar ao mercado de trabalho. Estou muito feliz.”

Já dona Dalva Souza aproveitou o evento para se consultar e tirar dúvidas com a Defensoria Pública sobre um processo familiar.

Muitas mulheres também aproveitaram os serviços de beleza oferecidos no local. “Hoje vou curtir meu dia! Eu, que tenho tantas preocupações com os filhos, hoje vou esquecer de tudo. Fazer cabelo, maquiagem, pintar as unhas e só saio daqui depois do show”, disse Maria da Gloria Aguera.

Rita Silva, 46 anos, foi ao Parque para ver os shows. “Quando vi que tinha maquiagem, parei aqui. É bom ter esses mimos porque, às vezes, muitas mulheres não podem fazer nada para si por falta de tempo ou condições financeiras.”

“Numa categoria de quase 600 mil comerciários, 52% são mulheres. É uma grande representatividade. Nós merecemos essa homenagem. Mas o que mais quero é que os homens e mulheres saiam do evento como porta-vozes do nosso recado a seus familiares, amigos e colegas de trabalho: basta de violência!”, disse Isabel Kausz, diretora da Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

O Mulher ComVida foi encerrado com shows da Orquestra Sinfônica de São Paulo, grupo Doce Desejo e do cantor Belo.

Mais fotos CLIQUE AQUI.

Categorizado em: Secretaria da Mulher,